2 erros na logística da loja virtual que reduzem sua lucratividade

2 erros na logística da loja virtual que reduzem sua lucratividade

Neste artigo falaremos de alguns erros na logística da loja virtual, pois ela permeia toda jornada de compra do consumidor, desde a pré-venda, quando ele ainda está avaliando a compra, até a entrega, que é o momento alto de toda compra pela internet.

Entretanto, muitas operações não dão a devida atenção para a logística, ou até dão, mas possuem alguns gaps difíceis de resolver sem automação logística.

Por isso este tipo de conteúdo se faz necessário. De forma objetiva, vamos elencar abaixo 4 erros na logística da loja virtual.

Problemas no cálculo de frete do e-commerce

O cálculo do frete é a ponta da lança, um dos momentos cruciais em uma venda, onde o consumidor vai decidir se compra ou não.

Esse processo ocorre pois o consumidor considera o preço do produto + preço do frete, dentro do prazo que ele precisa.

Portanto, caso haja:

  • Demora no retorno do cálculo de frete;
  • Preço do frete muito acima da média;
  • Opções de entrega que não atendam a necessidade;

O consumidor irá desistir de comprar na loja virtual e ir procurar o produto no concorrente.

Diante disso, é importante ter opções de entrega para atender o máximo de necessidades possível de seus consumidores.

Também é necessário ter uma ferramenta de inteligência logística, para que seu cálculo de frete não consista em ser apenas uma tabela de frete em sua plataforma.

Veja o que você tem acesso ao usar um HUB de transporte digital na logística da loja virtual:

  • Cotações de frete com retorno em menos de um segundo;
  • Cálculo de frete multiorigem;
  • Novas opções de entrega;
  • Regras de frete;
  • Consolidação de volumes;

A consolidação de volumes é uma tecnologia exclusiva da Frete Rápido, utilizada para agrupar os produtos no cálculo de frete e otimizar a cubagem com as transportadoras, através das embalagens utilizadas para envio dos produtos.

Veja o artigo “Frete para e-commerce: Os benefícios da Consolidação de volumes”.

Falta de rastreio no e-commerce

A falta de rastreio é um outro problema recorrente e muito grave na logística da loja virtual. Quando o consumidor realiza uma compra, é gerada toda uma ansiedade para receber o produto, saber se já foi despachado, onde está, se não sofrerá atrasos ou extravios.

Toda essa expectativa em torno da entrega do produto torna o rastreio indispensável, caso contrário seu e-commerce terá que lidar com:

  • Ansiedade e rispidez do cliente;
  • Muitas mensagens pedindo por informações;
  • Ligações no SAC;
  • Reclamações no Reclame Aqui;
  • Taxa de recompra menor que a do concorrente;
  • Extrema insatisfação em caso de atrasos e extravios.

Tudo isso pelo fato do consumidor não ter acesso a informações básicas sobre seu pedido.

Falando sobre os problemas que o rastreio pode ocasionar, há também os casos onde o rastreio já está implantado na logística da loja virtual, mas sem um parceiro de inteligência logística.

Sem automação, o time operacional precisará enviar manualmente os e-mails com os códigos de rastreio, ter uma planilha para acompanhar os prazos de entrega e ainda, entrar dentro das páginas de rastreios periodicamente para ver se a encomenda não foi roubada ou extraviada.

Obviamente essa tarefa tomará muito tempo de um colaborador, pois a medida que as encomendas são enviadas, a quantidade de rastreios para acompanhar aumenta, os problemas também aumentam e consequentemente, as demandas do SAC. A ponto do cliente ver que a encomenda foi extraviada antes que a loja virtual.

Receber a ligação de um cliente chateado pelo fato de sua encomenda ter sido extraviada e a loja virtual nem se quer ter o conhecimento do acontecido, é péssimo.

O ideal é ter uma ferramenta de automação para os status de rastreio na logística da loja virtual. 

A tecnologia auxilia no fluxo operacional, pois já dispara os rastreios diretamente para o e-mail dos clientes, além do envio de status importantes para a loja, como “extraviado”, dessa forma, o time de backoffice ganha proatividade na resolução dos problemas.

Veja abaixo os benefícios do upgrade na operação:

  • Economia de tempo dos colaboradores;
  • Redução de erros de processos manuais;
  • Agilidade no envio de informações
  • Melhoria na experiência de compra;
  • Redução das demandas do SAC;
  • Melhoria na relação com o cliente;
  • Aumento na recompra.

Naturalmente, a logística da loja virtual é muito mais complexa e possui mais problemas e gaps do que os citados anteriormente, caso queira um pouco mais de informações e erros mais comuns nas operações, leia o artigo :

10 erros na logística do e-commerce

Se tiver dúvidas, deixe um comentário!

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.