API de Frete: a importância de uma integração como Tecnologia Logística

api de logística frete

Nós, da Frete Rápido, estudamos o mercado a todo momento e entendemos como ninguém as dificuldades que as empresas e empreendedores digitais têm para determinar as ferramentas que ajudarão provir melhor as operações B2C ou B2B de seus e-commerces. Por isso, explicamos aqui a importância de uma API de Frete.

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Sabemos que a melhor forma de integrar vários sistemas ao mesmo tempo é através de um recurso chamado API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações). Por meio da API é possível que programas distintos interajam entre si e solucionem situações do mundo físico apenas trocando dados constantemente.

Para conectar seu sistema à uma API, basta estudar, inicialmente, as possibilidades de integração que a API consegue entregar para que haja combinação perfeita com a sua necessidade. Afinal, não adianta integrar seu programa com uma API de clima para tentar saber o horário de brasília, por exemplo. Você pode até conseguir saber o horário de brasília em uma API de clima, mas esta não é a finalidade principal da API.

Conectar um sistema a uma API é como juntar um quebra-cabeça: todas as peças tem que estar no seu devido lugar, bem encaixadas, para alcançar o objetivo.

Já uma API de Frete é, sem sombra de dúvidas, uma necessidade real em várias ocasiões e operações de empresas de todo porte no mercado nacional e internacional. Dessa forma, com esse tipo de API é possível solucionar situações das mais variadas regras de negócio relacionadas a frete com as transportadoras. As principais características desse tipo de API são:

  1. Realizar o cálculo de frete, obtendo o preço e prazo de entrega de suas encomendas;
  2. Gerar ordens de coleta de mercadorias;
  3. Obter tracking de pedidos;
  4. Obter etiquetas de postagem.

API Frete Rápido

Por meio da API da Frete Rápido você consegue integrar seu sistema para atender as demandas de frete do seu negócio. Em nossa API é possível conectar seu ERP, e-commerce, ou até mesmo conectar transportadoras com a nossa plataforma.

Através da documentação da nossa API, disponível em https://dev.freterapido.com, apresentamos todas as funcionalidades possíveis de integração. Basta você analisar a aplicabilidade e fluxo de comunicação entre o seu sistema e a Frete Rápido.

Buscamos sempre deixar a documentação da nossa API de mais fácil entendimento possível. Pois sabemos que é complicado quando nos deparamos com documentações complexas de APIs sem as devidas explicações e recomendações.

Na API Frete Rápido não é necessário você integrar todas as funcionalidades que a documentação apresenta. Portanto, recomendamos você integrar exclusivamente o que será utilizado pelo seu sistema junto a nossa API de Frete.

Caso você tenha dúvidas sobre a nossa API, fique a vontade para contar com a nossa ajuda pelo nosso canal do suporte: suporte@freterapido.com.

No próximo post falaremos sobre como ter uma ferramenta digital de gestão de frete como diferencial estratégico para o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Mas caso você tenha alguma sugestão e gostaria de compartilhá-la com a gente, comente abaixo que ficaremos felizes em lhe responder.

Conheça as soluções logísticas do nosso HUB de transporte digital: https://freterapido.com/solucoes-logisticas-para-ecommerce-hub-de-transporte-digital

Veja também:
Inteligência Logística: EDI ou API, qual utilizar na Cadeia de Suprimentos
Estudo: Como estruturar a logística como diferencial no e-commerce

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

CTO e co-autor no blog da Frete Rápido, formado em Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em Gestão e Governança de TI, e, Conectividade e Tecnologias Web, possui ampla experiência em projetos de softwares desde a sua concepção até entrega de novas releases. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.