
Por motivos óbvios, este ponto é indispensável para seu negócio manter-se saudável, por isso separei as duas maneiras mais viáveis para você receber pagamentos online.
Intermediadores de pagamentos: É o sistema recomendado para e-commerces que estão no início da operação pelo fato de serem mais simples de utilizar e podem te ajudar no adiantamento de recebíveis e ao assumir o risco de fraude. Geralmente é cobrado um valor fixo mais um percentual sobre o valor da venda.
Gateway de pagamento: Em um outro post eu expliquei o que é um gateway de fretes, e que a tradução literal para gateway é “porta de entrada”, como uma ponte, uma conexão.
Se pensarmos um pouco sobre o que é um gateway de pagamento…

Chegaremos a sua definição básica. Os gateways (de pagamento) servem para otimizar seu tempo e reduzir custos operacionais. O fazem ao simplificar a conexão do e-commerce diretamente com operadoras e bancos, assim o termo, Gateway, propício, não?
Eles também fornecem ferramentas para sua loja fazer sua própria gestão de risco e se adaptam a quase todo tipo de checkout e cobrança. Esses fatores tornam essa opção mais robusta e pode ser mais barato para seu negócio pelo fato de sua cobrança ser feita por uma taxa fixa.
De qualquer forma, é preciso compará-las.
Ao falar de pagamento, é impossível não citar a necessidade de um bom Anti-fraude.
O Anti-fraude
Eis um bom motivo para tê-lo: Um suposto cliente compra com um cartão roubado, você envia os produtos e após o despacho da mercadoria a venda é cancelada. Bom, já sabemos o que acontecerá com você, você ficará sem seu produto e sem o dinheiro.

A não ser que seu e-commerce possua um anti-fraude para evitar que essas situações aconteçam e seja parceiro da Frete Rápido para fazer a suspensão de entregas. Mas essa é uma daquelas funcionalidades que todo lojista gosta de ter à disposição, mas prefere usar pouco, não é?
No varejo físico a rede de adquirência se responsabiliza pelas fraudes, diferente do varejo virtual, onde o varejista se responsabiliza. Vale ressaltar também que os intermediários citados no tópico anterior tomam conta pra você, já no gateway de pagamento, seu e-commerce precisará de um serviço anti-fraude separadamente.
Pegando o gancho no assunto de anti-fraude e proteção, falaremos de segurança de dados.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado
O que é uma Plataforma de e-commerce?
Como receber pagamentos online (você está aqui)
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce