
Com o crescimento do mercado virtual, cada vez mais surgem novos players, novos compradores e consequentemente, novas necessidades. Esse aumento exponencial faz com que também a concorrência aumente e para se criar um e-commerce de sucesso, que se destaque dos outros, é preciso pensar na necessidade do consumidor e em lhe proporcionar uma boa experiência de compra.
Sabemos que é impossível atingir todos os públicos com um mesmo produto, pelo fato das pessoas terem características diferentes, necessidades diferentes e momentos de compras diferentes.
Assim, para escolher seu nicho é preciso segmentar, definir uma persona, pois descobrir seu cliente ideal irá te ajudar a saber como se comunicar com ele e como convencer essas pessoas a comprar de sua loja.
Como criar um e-commerce: O que é um nicho de mercado?
Nicho de mercado é uma classificação de interesses e particularidades de um determinado perfil de público, que naturalmente possui características semelhantes.
O nicho tem como objetivo definir a persona ideal para seus produtos e encontrar novos mercados para que seu negócio supra necessidades que ainda não possuem tanta atenção ou concorrência.
Sua definição pode ser ampla, como produtos esportivos, ou um pouco mais específica, como roupas e equipamentos para skate.
Ao analisar grandes marcas como a Amazon, nota-se um mix enorme de produtos, o que faz com que o público nestes e-commerces sejam abrangentes, e pode atingir tanto um jovem skatista, quanto uma senhora interessada em calçados.
A menos que o novo e-commerce tenha uma grande fonte de investimentos, competir com grandes empresas em nichos muito abrangentes não dará bons resultados.
Focar em nichos mais focados poderá lhe tornar uma autoridade no assunto com mais facilidade, haja vista que uma necessidade específica terá menos material educativo e menos ofertas no mercado.
Como criar um e-commerce: Como escolher um nicho?
1. Escolha temas que domina
Parta de temas que gosta, pois o mercado virtual é dinâmico, em constante mutação e movimento, logo, é preciso que você estude e se especialize constantemente sobre os assuntos relacionados aos produtos que vende e nada pior do que estudar algo que não goste
Depois e listá-las, reduza essa lista para temas que realmente domine e tenha um bom desempenho. É possível que uma pessoa goste muito de skate mas não entenda nada, o que não impede que ela estude e se especialize, entretanto, partir de um ponto onde já se tem domínio, dará um retorno financeiro maior e mais rápido.
2. Analise oferta e procura
Após definir temas que domina, foque em encontrar um nicho que tenha conexão com suas habilidades e interesses.
É preciso chegar a conclusão de que esse nicho é rentável ou não. Para isso, analise os players deste mercado, baseie-se em suas buscas sobre esse tema, se foi fácil encontrar informações e produtos.
Sua frustração em encontrar dados e produtos de uma segmentação pode indicar uma boa oportunidade.
Há ferramentas como Google AdWords Keyword Tool, para identificar a demanda diária pelos temas que vêm sendo considerados, através de buscas por palavras-cave. Ao cruzar esses dados com os concorrentes, é possível verificar a viabilidade de escolher o nicho com menor concorrência e maior demanda.
3. Faça testes e analise os resultados
Após escolher seu nicho de mercado, analise os resultados do seu e-commerce, campanhas de marketing, como a persona se comportou de acordo com sua estratégia, se seu rankeamento melhorou nos mecanismos de busca.
Cruze essas informações com suas vendas, seu ticket médio. Assim você poderá aumentar seu mix de produtos e deixá-lo um pouco mais amplo ou torná-lo mais específico.
A análise constante dos resultados dará insights indispensáveis para tornar a operação do e-commerce cada vez mais saudável. Essa necessidade vai muito além da escolha do nicho do mercado, é preciso analisar o desempenho da plataforma de vendas, os cálculos de frete do e-commerce, as taxas de rejeição, dentre outros fatores.
É preciso definir algumas métricas e KPIs da operação para manter o padrão de qualidade e identificar novas oportunidades de crescimento, como fizemos ao listar 5 métricas e KPIs logísticos indispensáveis para qualquer operação varejista.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado (você está aqui)
O que é uma Plataforma de e-commerce?
Como receber pagamentos online
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce