
A logística em um e-commerce é tratada por muitos como apenas como um meio de fazer seus produtos chegarem aos seus clientes, um mau necessário. É perfeitamente compreensível essa visão, considerando a dificuldade em contratar transportadoras, ter boas tabelas com os Correios, isso sem mencionar todos os imprevistos, atrasos e roubos que acontecem neste setor.
Problemas acontecem, o que diferencia as empresas umas das outras é como elas resolvem esses problemas e como elas otimizam suas operações para a partir dali, evitarem ou reduzirem a incidência desses problemas.
Logística como diferencial na loja virtual
O e-commerce brasileiro segue crescendo há anos e ainda tem muito o que crescer. Todo esse crescimento traz consigo mudanças que de tempos em tempos redefinem este cenário.
Um bom exemplo é o aumento da quantidade de players no mercado, naturalmente a competitividade também aumenta e pode gerar uma guerra cruel por preços. Não é segredo pra ninguém que nenhum e-commerce sobrevive no mercado sem possuir uma margem de lucro saudável, sem mencionar que muitas marcas e distribuidores costumam tabelar seus preços.
Como se diferenciar da concorrência?
Como não se abater com a força dos gigantes?
Como evitar se tornar refém dos Marketplaces e suas taxas?
Ter ciência desses obstáculos é o primeiro passo para o crescimento. A logística pode e deve fazer parte do cenário de otimizações da loja virtual pelos seguintes motivos:

* É um fator decisivo na hora da compra. O cliente sempre irá querer pagar mais barato pelo frete.
* Boas opções de entrega têm mais chances de atender o que os clientes querem (economia no frete, agilidade na entrega, entrega ecológica, entrega agendada).
* A logística de um e-commerce funcionando como os parâmetros de 15 anos atrás não atendem as necessidades dos consumidores atuais e podem trazer prejuízos para o lojista, como na cubagem dos produtos na hora do cálculo de frete, ou na hora de pagar para as empresas de transporte, onde a maioria dos e-commerces não fazem a conciliação de faturas e não possuem a relação de quanto recebeu e quanto precisa pagar em fretes em determinado período.
* É onde acontece o contato direto de sua empresa com seu cliente, mesmo que seja uma outra pessoa, de uma outra empresa, você o designou para estar ali.
O ato da entrega é uma maneira de se comunicar com seu cliente, é onde você comprova seu profissionalismo, mostrando que você entrega os produtos no prazo e em perfeito estado (ou não). É neste momento que o cliente terá a comprovação de que você enviou o produto que ele escolheu e ele é como descrito em sua loja.
Todo esse processo inicia-se na hora de escolher quais transportadoras contratar, quais processos manter manuais e quais automatizar. Também é preciso considerar que ao incidir diretamente na satisfação do cliente, otimizar a logística não é um custo, é investimento.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado
O que é uma Plataforma de e-commerce?
Como receber pagamentos online
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce
Logística e Frete para e-commerce (você está aqui)