
Seguindo o estudo sobre como montar uma loja virtual do zero, a plataforma é o primeiro ponto a se considerar para iniciar um e-commerce, é a base de toda loja virtual e seu nome já diz muito sobre ela, pois toda a estrutura do e-commerce será construída em cima dela.
Ela precisa ser flexível e escalável para que seu negócio tenha as necessidades atuais atendidas por um bom preço, mas que não fique estagnado e sem crescimento por estar preso a um contrato com uma plataforma que não lhe dê opções de expansão, portanto, é necessário pensar a médio e longo prazo na escolha de uma boa plataforma de e-commerce.
No mercado há das mais variadas opções, elas são divididas em três grupos básicos, as plataformas grátis, de código aberto e as pagas.
As plataformas grátis atendem o que se propõem a fazer, oferecem funcionalidades básicas sem custo, onde em algumas operações iniciantes, podem ser a melhor opção.
Obviamente, por serem grátis possuem algumas limitações de funcionalidades e não permitem customizações, o que nos leva a nossa próxima opção, as plataformas de código aberto. Essas, por sua vez, também costumam ser grátis mas faz com que você precise de conhecimentos específicos sobre a plataforma em questão ou contrate profissionais especialistas. Outro ponto importante sobre elas é que geralmente não possuem suporte do distribuidor.
As plataformas pagas possuem suporte especializado, opção de customização e escalabilidade, mas cobram uma porcentagem de sua receita.
É importante analisar as opções e pensar no cenário como um todo, pois sua plataforma de e-commerce precisará estar integrada a outras partes vitais de sua loja, como o tópico a seguir.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado
O que é uma Plataforma de e-commerce? (você está aqui)
Como receber pagamentos online
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce