Como gerenciar a logística com a ajuda de um ERP

Como gerenciar a logística com a ajuda de um ERP

O comércio online está bastante ligado à logística. Isso porque atualmente quando se fala de experiência do consumidor online, muito se fala do prazo e condições de de entrega. Ou seja, representa uma grande fatia da satisfação do cliente em relação a experiência de compra na loja virtual. 

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

A logística faz parte do mundo do e-commerce e o ERP tem ligação total com isso, já que é um sistema de gestão fundamental para quem trabalha no varejo online e facilita bastante o sistema de entrega. 

No Brasil, os varejistas enfrentam o desafio do transporte caro e, muitas vezes, demorado, para que o produto chegue até o cliente, lembrando que no e-commerce a operação logística pode corresponder a mais de metade dos gastos do negócio.

Mas para organizar os processos internos e logísticos, o empresário de e-commerce pode contar com o auxílio de um ERP, um sistema de gestão online que facilita o trabalho desde o cadastro dos produtos, controle de estoque, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal e boleto bancário, até opções para integração logística

O que é logística integrada?

Como já citado, a maneira mais fácil e eficiente de fazer o controle do fluxo logístico de uma empresa é através de um ERP, promovendo uma logística integrada, ou seja, proporcionando um planejamento mais eficiente e benefícios que vão desde a cotação de serviços das transportadoras, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta, até o acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo pensado para automatizar os procedimentos e garantir uma entrega ágil e segura.

O objetivo é dispor sempre de uma melhor administração do fluxo logístico dentro da empresa. Com o avanço das metodologias de produção surgiram novas formas de realizar os procedimentos logísticos e as estratégias de logística integrada visam interligar todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente, se valendo da tecnologia.

A importância do ERP para a empresa

O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma conectada, desde compras, financeiro e até a logística. O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida.

A ferramenta é um aliado para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas baseadas em dados do gerenciador.

Dicas para uma logística eficiente: 

A logística do e-commerce engloba o processo de armazenagem, seleção de pedidos, preparo do produto e transporte. É uma grande operação, que pode contar com imprevistos e para isso existe a logística reversa. Vamos entender um pouco sobre cada etapa?

Armazenagem

Neste passo, produtos perecíveis e também eletrônicos requerem maior controle de temperatura e tempo monitorado em estoque. Eles são delicados, e por isso, necessitam de cuidados especiais no ambiente de armazenagem, como proteção de umidade e altas temperaturas. 

O espaço deve primar pela qualidade do estoque e com organização fica fácil a visualização dos produtos e suas especificações. Atente aos cuidados no manuseio e manutenção interna. Isso também contribui para a etapa de separação do produto, que deve ser feita com atenção para não errar no pedido do cliente, como modelo, tamanho ou outras especificações.

Embalo e preparo do produto

A embalagem deve ser feita com cuidado em material adequado e exclusivo para cada tipo do produto. Isso para que a entrega chegue em perfeito estado ao cliente. Assim que realiza a compra o consumidor já idealiza o recebimento.

Transporte 

Nessa etapa, é importante garantir a segurança dos produtos, já que podem ocorrer problemas com o sistema de transporte e até roubos de carga ou extravio de mercadorias. 

Por isso, a transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas para o e-commerce e colocando o produto sob responsabilidade dela a partir do transporte.

Veja como contratar uma transportadora em 4 passos

Logística reversa

Desde o contato do consumidor com o SAC da empresa já é logística reversa. A partir daí, é gerado um código de postagem para a devolução do produto pelo cliente. Assim que a mercadoria chegar ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso. Esse processo também precisa ser ágil, e para isso, quanto mais a empresa estiver automatizada, melhor.

O Bling passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica. Além de possuir integração com a Frete Rápido, o que permite que você tenha sua logística totalmente integrada. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio. 

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.