
Os Correios anunciaram o aumento de 6,34% para as encomendas PAC e SEDEX. Em Fevereiro as modalidades já haviam sofrido um aumento de 8%. A estatal afirma que o reajuste ocorreu “para equilibrar o impacto dos custos nas prestações de serviços.” Na verdade, o percentual informado é uma média nacional, o valor real varia de acordo com o tipo de postagem, origem e destino.
Algumas problemáticas para os lojistas que utilizam os Correios
Utilizar os Correios geralmente é uma boa solução para enviar os produtos, dada a sua facilidade de integração, abrangência e preço, o fato de todos conhecerem a empresa também é um ponto importante, mesmo que haja muitos casos de insatisfação com os serviços.
Todavia há vários gaps que são causados por todo esse ecossistema que inflenciam diretamente na experiência de compra do cliente, mesmo antes de finalizar a compra.
Com relação ao aumento é óbvio, ninguém gosta de pagar fretes caros, todas as variantes que influenciam no valor final da compra são consideradas pelo consumidor, inclusive o frete, portanto, não adianta muito ter um ótimo site, fotos profissionais de produtos de qualidade e ter duas opções de entrega, onde equivalem a uma grande porcentagem do produto em si.
Esse problema pode ser sanado contratando e integrando outras transportadoras. Isso traria outros problemas, como solicitar coleta, acessar vários sistemas para rastrear os pedidos.
Outra questão que necessita de atenção com relação ao aumento da tarifa dos Correios é na hora de realizar a auditoria de fretes. Sabemos que o valores do PAC e SEDEX mudaram, mas e sua tabela de frete que está la no seu site? A auditoria (ou conciliação de faturas) já vem sendo feita para saber exatamente quanto recebeu em fretes e quanto precisa pagar para as empresas de transporte?
De qualquer forma, o que você cobra de frete e o que você paga de frete não são necessariamente a mesma coisa, se você recebe mais do que paga, dos males o menor, mas você poderia estar fornecendo um frete mais barato aos seus clientes, vendendo mais, consequentemente. Se você paga mais em fretes do que recebe, boa parte do seu lucro está indo pelo ralo.
O problema é que a maioria dos lojistas virtuais não fazem essa conta, ou nem sabem o que é a conciliação de faturas. Essa auditoria consiste em cotar novamente todos os fretes que você vendeu em determinado período e comparar com as faturas que você recebeu das transportadoras.
Automação e competitividade
Toda necessidade do mercado virtual pode ser enxergada como uma oportunidade de inovação, tanto para o surgimento de novas soluções e features, quanto para o próprio lojista, que alcançará um diferencial de mercado ao escalar essas dificuldades.
Aqui na Frete Rápido, nós armazenamos os dados do seu contrato, através do Módulo offline dos Correios e os atualizamos frequentemente para que não haja divergência de valores e caso o Sigep Web fique fora do ar, seu site ainda retorne as cotações no carrinho de compra.
Se você está insatisfeito com suas opções de frete, seja com relação a prazos ou preços, também podemos te ajudar. Nossa ferramenta é o primeiro Hub de transporte 100% cloud da América Latina, ele conecta seu negócio (todos os canais de venda) a centenas de empresas de transporte, para que você envie seu produtos sem ter contrato ou integração com elas. Os fretes são a partir de R$6,35 e em alguns casos com entregas same day e next day.
Caso queira saber das outras funcionalidades que temos à disposição, clique aqui ou fale comigo no contato@freterapido.com.