Como utilizar a curva ABC para otimizar seu e-commerce

curva abc para otimizar o e-commerce

Um e-commerce é um negócio com várias particularidades e que requer toda atenção e cuidado. Colocar em prática as melhores estratégias de gestão com resultados positivos não é uma tarefa nada fácil.

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

A utilização da Curva ABC no e-commerce se dá a partir de uma gestão empresarial eficaz e eficiente dos estoques. Primeiramente, percebeu-se a necessidade dessa gestão quando os problemas com fornecedores e/ou clientes insatisfeitos, tornaram-se nítidos. E isso por motivos relacionados com a gestão de estoques, tais como:

  • O produto comprado pelo cliente não tem para pronta entrega;
  • O produto está com a validade vencida devido ao tempo de estocagem;
  • O produto tem pouca saída e ocupa quase 50% da área dos estoques;
  • O produto mais vendido no mês não tem nenhuma unidade estocada.

Uma das maiores dificuldades para a otimização do gerenciamento dos estoques é manter o equilíbrio na composição desses estoques, independente da modalidade que venha a ser: matéria-prima, produto semi acabado, produto acabado, material de consumo interno, dentre outras possibilidades.

Como a Curva ABC otimiza a gestão dos estoques 

Talvez a eficácia da Curva ABC no e-commerce esteja basicamente na simplicidade do conceito com que está fundamentada. Assim, a partir da teoria do economista Pareto de 80/20, o que significa que 80% dos resultados são resultantes de 20% dos esforços (ou produtos).   

Dessa forma, foi construída uma classificação dos produtos estocados em três categorias seguindo a ideia de Pareto de 80/20. Assim, temos:

  • Classe A: 20% dos itens representam 80% do faturamento;
  • Classe B: 30% dos itens representam 15% do faturamento;
  • Classe C: 50% dos itens representam 05% do faturamento;

Todavia, temos de salientar que toda empresa tem a composição do seu estoque definida a partir das prioridades elencadas para o seu negócio. Como também isso implica em atender demandas complementares. 

Por isso a estratégia de gerenciar o estoque a partir da composição que se faz necessária para atender a demanda da atividade empresarial. 

Partindo dessa ideia é fácil perceber que: 

  • Os itens da classe A são os que devem ter uma atenção redobrada e investimentos especiais, se for o caso 
  • Os itens da classe B, por terem uma boa lucratividade necessitam de uma boa atenção ao seu gerenciamento
  • E, por último, a classe C, que são os itens de menor representatividade para o faturamento devem ser trabalhados em condições normais

Vantagens para o e-commerce com a gestão pela Curva ABC

São inúmeras as vantagens da Curva ABC no e-commerce. Mas, podemos destacar apenas três que são extremamente significativas e relevantes, que são:

Operacionalizar as atividades da empresa com um estoque dimensionado pela demanda 

Tal gerenciamento é possível pela aplicação da metodologia da Curva ABC no e-commerce com a classificação dos estoques em termos de classe A, B e C. Além de uma visão mais clara dos itens que contribuem mais para os resultados, é perceptível a demanda existente e o giro de mercadorias no período tratado.

Melhora substancial da saúde financeira do e-commerce 

Até bem pouco tempo atrás muitos empresários acreditavam que resultados positivos advinham apenas do aumento das vendas. Contudo, atualmente é consenso no meio empresarial que a eficácia gerencial possibilita alcançar ganhos financeiros e formular uma estratégia de vendas mais adequada. 

Permite a otimização da logística 

A partir da gestão da composição dos estoques pautada pelas suas classes de respectivas contribuições nos resultados a operação logística é bastante beneficiada. Será possível trabalhar com os itens mais rentáveis e até mesmo terceirizar ou utilizar o droshipping com os menos rentáveis.

A prática da Curva ABC

A aplicação dessa metodologia é muito simples, dependendo da dimensão do estoque em questão pode até ser feita manualmente. No entanto, uma alternativa prática e rápida é utilizar uma planilha eletrônica. 

Você precisará de algumas informações para realizar os cálculos, que são: 

  • Os itens, os preços unitários, a quantidade vendida e a quantidade em estoque;
  • O volume de vendas do período e o valor total vendido.

Basicamente você precisará ordenar os itens pelo valor total e depois calcular qual é o percentual de cada item em relação ao total do período. Dessa forma, a Curva ABC no e-commerce pode identificar diversos problemas em diferentes setores da empresa. E, dessa forma, possibilitando que sejam tomadas as devidas ações para resolver as pendências e gerenciar com segurança.

Dúvidas? Deixe um comentário

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.