Conheça o Fulfillment: o processo da cotação à gestão de entregas

O termo Fulfillment significa, em tradução livre, o cumprimento ou realização de todo um processo logístico. Uma expressão utilizada no processo de cotação e gestão de entregas, ela é direcionada para a centralização de responsabilidade, das operações necessárias para o atendimento ao consumidor, pois uma boa integração dos setores é essencial para assegurar uma boa experiência do cliente.  

Utilizado para definir a junção de todos os processos que envolvem a operação logística da sua loja virtual, indo desde a confirmação do pedido até a entrega ao consumidor final, o fulfillment é uma verdadeira centralização dos setores de logística, tecnologia, atendimento e marketing, com o objetivo final de encontrar a satisfação do seu consumidor. 

O fulfillment é crucial para um entendimento mais amplo e próximo do seu público-alvo, de forma que ele auxilia nos processos de antecipação das tendências do seu nicho e aprofunda seu conhecimento no segmento, para um resultado mais personalizado e assertivo. 

Para um público que preza por comodidade, rapidez e tranquilidade nos processos de compra, confira neste artigo como o fulfillment é um aliado para os seus processos. 

Qual o conceito de fulfillment? 

O conceito de fulfillment significa um conjunto de ações, atividades e processos durante a jornada de entrega, realizadas seguindo um planejamento que visa total agrado e satisfação do consumidor com o seu produto/serviço. 

Para que as operações logísticas sejam realizadas com eficiência e custos otimizados, esse termo atende uma área ampla em seu planejamento, seja da confirmação de pagamento até a entrega ser finalizada. O fulfillment envolve as áreas de gestão de estoque, separação, empacotamento, faturamento e expedição. 

Um ponto importante de ser avaliado é como o fulfillment possui grande poder na decisão de compra do seu produto/serviço, pois ela não envolve somente os valores e custos, mas também foca na boa experiência do cliente. Por isso, deve ser avaliado e estudado para utilizá-lo de forma eficiente e compreendendo as necessidades do seu nicho. 

Como o fulfillment funciona? 

Entender como o processo de fulfillment funciona e como ele é uma estrutura importante no seu planejamento, é crucial para obter bons resultados, por isso é necessária uma atenção maior na organização de processos da sua empresa e entendimento de todos os passos da sua cadeia de suprimentos. 

No e-commerce, o termo é uma ligação entre sua proposta e a entrega, pois ela coloca em questão a satisfação do seu cliente. Por isso o seu fluxo precisa ser muito bem determinado, alinhado e revisto para evitar possibilidades de erros e empecilhos.  

Ações como atrasos, erros e/ou contratempos no processo de entrega interferem na percepção do seu consumidor em relação à marca, e evitar essas possibilidades traz grande retorno na imagem da empresa.  

Dependendo da sua estratégia e de como você lojista consegue atender o seu cliente, tenha em mente sempre que o consumidor precisa receber uma atenção dedicada em relação à experiência com a marca, pois ela é decisória na recorrência e fidelização. Dessa forma, o fulfillment é o processo que busca atender as necessidades do seu nicho, visando a sua melhora de comunicação e qualidade de procedimentos. 

Quais são as principais vantagens para o e-commerce? 

Utilizando o fulfillment como processo e gestão de organização da empresa e buscando obter o melhor resultado em relação à experiência do consumidor no e-commerce, esse planejamento possibilita uma visão mais geral e ampla do seu cenário.  

Utilizando as plataformas e atividades adequadas para esse objetivo, além de direcionar o consumidor para um caminho onde os atritos foram sanados e sua experiência otimizada, veja quais são as principais vantagens do fulfillment: 

  • Com melhor preparo e estruturação do seu fluxo, a jornada de compra básica do seu consumidor se torna mais bem alinhada, permite uma melhor experiência e auxilia no aumento de vendas; 
  • Sem a necessidade de um estoque próprio, possui uma diminuição dos valores de frete de acordo com a localização do armazém; 
  • Otimização do tempo destinado aos processos logísticos internos, além de maior agilidade para postagem dos pedidos. 

Verifique quais são os principais erros em relação ao processo 

Mesmo sendo um processo que busca a satisfação do consumidor e centraliza as etapas, o fulfillment não te isenta de outras ações e práticas no planejamento. Com essa ideia em mente, veja como não cair nos mesmos erros e ciclos desnecessários e evitar o stress com seus parceiros ou consumidores. 

O fulfillment não é um processo que zera as chances de atrasos. Ele visa agilizar, otimizar e diminuir as chances de erro, mas não o utilize apenas com esse objetivo. Ele é uma centralização dos processos, então tenha projetos e atividades dedicadas a fim de evitar os atritos, para que, aí sim, o fulfillment seja alcançado com sucesso. 

Os erros internos precisam ser minimizados nesse processo, e isso engloba todos os envolvidos com a sua empresa. Mas se o erro vier do seu parceiro ou fornecedor, você estará preparado para atender e resolver a solicitação do seu consumidor? A sua imagem para o consumidor envolve todos os seus parceiros e fornecedores. Tenha isso em mente, pois a sua estratégia pode complementar, adicionar ou subtrair, qualidade e confiança à sua empresa. 

Como o fulfillment funciona no e-commerce? 

O processo em si do fulfillment pode ser variado e adaptado para qualquer tipo de empresa. Porém, como é constituído por algumas fases estruturais no processo de e-commerce, atente-se para incluir esse termo de forma correta na sua estrutura. Confira os passos que você lojista precisa ter em mente e incluir no seu planejamento: 

  1. Otimização de gestão do estoque: Seja em um armazém próprio ou terceirizado, tenha em mãos um sistema de controle de estoque e gerenciamento das reposições, para que seja assertivo no seu planejamento e tenha maior controle dos seus produtos. 
  1. Picking e packing: Termos utilizados para separação de pedidos (picking) e empacotamento (packing), esse momento é muito importante para a otimização de processos e minimização dos erros/ atrasos. No picking é gerada uma ordem de pedido e feita a separação no estoque para envio, já no packing o produto é embalado e recebe a aplicação da sua etiqueta, a fim de otimizar a velocidade na operação. Lembrando que a embalagem impacta diretamente na percepção da sua marca com o público, por isso tenha uma embalagem intacta e sem obturações.  
  1. Gestão das coletas e entregas: Inclua o tracking na sua estrutura, pois essa é uma tecnologia de monitoramento e roteirização que pode ser utilizada para a otimização do seu processo de coleta e entrega, tendo como resultado, o cumprimento dos prazos com qualidade e agilidade. 
  1. Pós-venda: Mesmo depois de finalizar o processo de venda com seu consumidor, mantenha uma boa comunicação informando sobre o status de entrega e notificando possíveis atrasos. Mostrando essa atenção com seu cliente, e possibilitando mais conexão entre empresa e público, os níveis de satisfação aumentam e a qualidade de serviço também. 

Nas estruturas básicas da sua gestão de entrega, inclua o fulfillment para minimizar as chances de stress e aumente a sua qualidade e confiança no mercado. 

Como o fulfillment está revolucionando o e-commerce? 

O e-commerce se tornou cada vez mais presente no cotidiano do consumidor e, desde a pandemia do COVID-19, que impactou diretamente no crescimento do setor, as tecnologias se tornaram maiores e mais acessíveis. Tendo a experiência do consumidor como um norte de satisfação, o fulfillment está fazendo uma revolução na plataforma. 

Possibilitando maiores conexões entre os sistemas de gestão de transportes e de gestão empresarial, o fulfillment consegue centralizar os processos e ter uma visão ampla para compreender o seu fluxo e jornada.  

Ganhando tempo e otimizando os processos, a tecnologia auxilia na transformação de trabalhos manuais em automáticos e faez com que o controle da sua base de clientes e de suas atividades, se torne mais prático, fácil e alinhado para se acompanhar. 

Alinhando a acessibilidade e praticidade da tecnologia com a estrutura do e-commerce, utilize o fulfillment como gestão dos seus processos, para obter um melhor planejamento, gerenciamento e satisfação do consumidor. O resultado é um processo de alta eficiência, que atende a pontualidade e agilidade nos processos, garantindo uma boa experiência para seu consumidor. 

Mineiro, formado em publicidade e propaganda, atua com redação e revisão de conteúdos sobre tendências de e-commerce, logística e novidades da Frete Rápido, o Hub de transporte digital para médias e grandes empresas de comércio eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.