
O integrador é outro ponto que não posso deixar de citar. É uma plataforma que conecta seu negócio a ERPs, marketplaces, plataformas, ferramentas de Inteligência Logística.. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Sua principal função é facilitar a comunicação e gestão de pedidos e produtos de suas vendas. Ele espelha informações em massa, contidas na plataforma e nos marketplaces, dessa maneira o cadastro dos produtos é feito de maneira automática no marketplace, pois ele irá utilizar as informações de cadastro da plataforma e do ERP.
A mesma lógica se aplica com os pedidos mas no caminho inverso. As informações das compras “descem” dos marketplaces para a plataforma e ERP, essa comunicação intermediada por um integrador facilita a gestão dos pedidos e agiliza o processo de checkout.
Nos meus tempos de e-commerce, atuei em uma operação que inicialmente não tinha um integrador e posteriormente veio a ter.
A diferença era gigantesca, sem a ponte feita pelo integrador, era preciso cadastrar os pedidos no ERP, que “subia” para a plataforma, onde eram adicionadas fotos e descrições. O processo precisava ser refeito para cada marketplace. O mesmo acontecia nas vendas, para cadastrá-las no ERP para emitir a nota e realizar o despacho das encomendas.
A ação de um integrador otimiza operação, reduz consideravelmente o tempo gasto para gestão (cadastro de produtos, anúncios e vendas concluídas), sem mencionar a precisão, a possibilidade de erros humanos nos trabalhos repetitivos é alta e com o integrador, esse quadro é revertido.
Outro ponto importante é o pós-venda, as necessidades de um cliente que compra em um marketplace são as mesmas de um que compra em seu site, provavelmente com mais receio de fraude, pois ele está comprando na “loja” de uma grande marca, mas é outro vendedor que está enviando.
Como falei no artigo sobre a importância do rastreio no e-commerce, cria-se uma expectativa e uma ansiedade quando o cliente realiza a compra, o rastreio é importante nesse aspecto, trás segurança para o consumidor, isso sem mencionar a real necessidade de saber que o produto está chegando.
Sem conectar a vitrine do marketplace com uma ferramenta de logística, o varejista ficará sem fornecer o rastreio, o que irá gerar uma grande demanda no operacional para enviar as atualizações ou no SAC, através de vários e-mails ou ligações de clientes insatisfeitos mesmo antes de receberem o produto.
Detalhes como esse podem gerar uma má experiência de compra o que acabará com sua relação com aquele cliente específico. O objetivo precisa ser fidelizar o consumidor, encantá-lo não só com seu produto, mas com a eficácia com que executa todas as ações necessárias para que ele receba sua encomenda.
Artigos da série “Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero“
Como criar uma loja virtual do zero
Dicas para escolher seu nicho de mercado
O que é uma Plataforma de e-commerce?
Como receber pagamentos online
Dicas proteger os dados inseridos em seu e-commerce
Marketing para atrair e engajar os visitantes
Escolha o ERP ideal para sua loja
Dicas para escolher o melhor integrador para seu e-commerce (você está aqui)