ERP e sincronizações logísticas

ERP e sincronizações logísticas

Quando o assunto é e-commerce, a logística é fator crucial na experiência de compra do consumidor, pois o comércio online está atrelado ao sistema de entrega, o que representa uma grande fatia da satisfação do cliente na compra na loja virtual ou marketplace.

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Para que tudo flua entre pedidos e entregas, não é novidade que um sistema de gestão faz toda a diferença, já que organiza os processos e integra os setores da empresa. O ERP facilita o trabalho, desde o cadastro e produtos, emissão de notas fiscais e boletos, controle de estoque e planejamento logístico, tudo de forma integrada. 

O que é logística integrada?

Quando os setores da empresa trabalham de forma sincronizada, é possível ter uma logística integrada, ou seja, após a venda efetuada, o produto é separado, embalado e encaminhado para a entrega. Por isso é importante dispor de um ERP para contar com um planejamento eficiente e ter benefícios como: 

– cotação de serviços da transportadora, 

– organização dos pedidos na empresa, 

– envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, 

– criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente.

Tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística. Manter a administração do fluxo logístico na empresa é o objetivo para quem quer atender os clientes com excelência, e as estratégias de logística integrada visam interligar todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente, se valendo da tecnologia.

Dicas para manter uma logística eficiente:

As vendas online na sua maioria implicam em trabalhar com a logística, por isso é importante entender as etapas que englobam esse processo do e-commerce:

  • Armazenagem: 

Neste passo, produtos perecíveis e também eletrônicos requerem maior controle de temperatura e tempo monitorado em estoque. Eles são delicados, e por isso, necessitam de cuidados especiais no ambiente de armazenagem, como proteção de umidade e altas temperaturas. O espaço deve primar pela qualidade do estoque e com organização fica fácil a visualização dos produtos e suas especificações. 

Atente aos cuidados no manuseio e manutenção interna. Isso também contribui para a etapa de separação do produto, que deve ser feita com atenção para não errar no pedido do cliente, como modelo, tamanho ou outras especificações.

  • Embalo e preparo do produto: 

A embalagem deve ser feita com cuidado em material adequado e exclusivo para cada tipo do produto. Isso para que a entrega chegue em perfeito estado ao cliente. Assim que realiza a compra o consumidor já idealiza o recebimento.

  • Transporte

É também muito importante garantir a segurança dos produtos, já que podem ocorrer problemas com o sistema de transporte e até roubos de carga ou extravio de mercadorias. 

Por isso, a transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas para o e-commerce e colocando o produto sob responsabilidade dela a partir do transporte.

Veja “Como contratar uma transportadora em 4 passos

  • Logística reversa:

Desde o contato do consumidor com o SAC da empresa já é logística reversa. A partir daí, é gerado um código de postagem para a devolução do produto pelo cliente. Assim que a mercadoria chegar ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso. 

Esse processo também precisa ser ágil, e para isso, quanto mais a empresa estiver automatizada, melhor.

Contar com logística integrada é uma maneira fácil e eficiente de controlar o que é vendido e como esse produto vai chegar até o consumidor. O objetivo é a eficiência que o procedimento integrado proporciona, desde o trabalho interno até a entrega ao consumidor. 

Organizar a sua empresa para que todas as fases da compra sejam bem sucedidas é o primeiro passo rumo ao sucesso do seu e-commerce. A logística é fundamental para que o consumidor tenha suas especificidades atendidas e receba a compra com agilidade e segurança. Gerencie seus envios com um ERP que trabalha a favor do seu negócio. O sistema de gestão online facilita todo esse processo, é um aliado para vender no e-commerce justamente por integrar processos e te colocar nos principais players de venda, como os grandes marketplaces.

Aproveite para conferir na prática os benefícios utilizando o cupom #freterapido no Bling ERP, garantindo os primeiros 3 meses.

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.