Frete para e-commerce: O que você deve evitar na operação do seu negócio

Neste artigo falarei sobre o frete para e-commerce e o que você deve evitar na operação do seu negócio, pois temos que concordar, o frete é crucial para o sucesso de qualquer e-commerce.

Dando a atenção que essa parte do seu negócio merece, você pode conseguir torná-lo o verdadeiro herói dessa história. Mas para isso, é importante entender que um dos principais motivos de “abandono de carrinho” é o custo do frete. 

Apesar deste ser um fator bastante relevante, deve-se levar em conta também o prazo de entrega das mercadorias, assim como trocas e devoluções, tudo para que o cliente fique satisfeito e volte a fazer negócio com você.

Pensando nisso, elaboramos algumas ideias para você otimizar sua logística no frete para seu e-commerce, com tópicos a se evitar a todo custo para que você consiga resultados satisfatórios em suas vendas. 

O que você deve evitar na estratégia de frete

Gerenciamento de estoque ineficaz

Ao falarmos de estoque, precisamos lembrar que qualquer problema com ele pode influenciar diretamente em todos os outros processos do e-commerce. O erro que mais ouvimos falar é o descontrole e desorganização sobre os produtos estocados. Pode haver problemas em sincronizar o estoque com outros canais, podendo ocorrer vendas de itens esgotados (ruptura de estoque), por exemplo, o que causaria confusão e mal estar com o consumidor.

O ideal é você ter um bom sistema de gestão integrado. É possível fazer isso instalando um software de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo. Por se tratar de um programa integrado de gestão empresarial, ele vai ajudá-lo a gerenciar o estoque de forma prática e também nas demais áreas da sua loja.

Os integradores de marketplaces também podem te ajudar a otimizar sua operação neste ponto, caso você atue em vários canais de venda, haja vista que eles irão sincronizá-los e trazer mais precisão aos seus estoques nestes canais.

Disponibilizar apenas uma opção de frete

Não presuma que o cliente irá sempre optar pelo frete mais barato. Disponibilize várias opções de frete e deixe que o mesmo escolha. Às vezes ele está disposto a pagar mais caro por um frete mais rápido.

Quem tem e-commerce não pode esquecer que além do preço, o prazo da entrega é muito importante na estratégia de logística da empresa. Quando existem mais opções, o cliente vai sentir que tem poder de escolha e decidir qual a mais vantajosa para ele.

Ter variedade no frete te possibilitará atender diferentes necessidades que seus consumidores possuem. 

Contratar transportadoras é algo burocrático e trabalhoso, sem falar da integração,  por isso, fiz um artigo explicando Como contratar uma transportadora em 4 passos.  Ele poderá ajudar você.

Processos internos confusos

Apesar de diretamente relacionado à desorganização no estoque, o problema não termina na armazenagem dos produtos. Estar com os processos internos desorganizados pode acarretar na demora para a postagem das encomendas, o que vai causando um efeito dominó influenciando no prazo de entrega da mercadoria e causando atrasos significativos, algo que o seu cliente não vai gostar.

Organize os processos de maneira eficiente, por exemplo:

  • Após o pedido confirmado: use de rapidez e agilidade para ir para as próximas etapas;
  • Separe o produto no estoque (picking): organização de estoque rápida e eficiente;
  • Embale (packing): exige muita a atenção! Por isso, verifique com antecedência se você tem todo o material necessário para embalar cada mercadoria.
  • Poste: Estabeleça se a transportadora oferece serviço de coleta ou é você que deve ir até ela. Se isso não tiver resolvido antes, você corre o risco da mercadoria embalada e pronta para envio ser perdida em algum lugar.

Se esquecer da logística reversa

A logística reversa trata-se de quando a mercadoria precisa voltar para o lojista, seja porque o cliente desistiu da compra (um direito que encontramos no Código de Defesa do Consumidor), solicitou a troca ou identificou um defeito de fabricação no produto e pediu sua substituição.

Planejar a logística reversa é importante pois quem arca com os custos é a empresa, isso pode representar prejuízo para pequenos, médios e grandes e-commerces.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que, a taxa média de devolução de produtos estava em 3,98% em 2019. 

Apesar de pequeno esse número, é preciso que você tenha seu orçamento já preparado para arcar também com essa logística, afinal, esse erro pode prejudicar muito seu negócio.

Em outros carnavais, dentre outros, já estive a frente deste setor, é um momento delicado na compra, onde o consumidor está decepcionado ou insatisfeito. Diante disto, é preciso agir com certa sabedoria, ser atencioso e prestativo para que , mesmo que insatisfeito com o produto, o cliente não fique insatisfeito com sua loja virtual.

Depender de apenas uma transportadora

É preciso ser flexível nessa questão e ter outras opções, caso surja algum imprevisto. Além de variadas escolhas de frete para os clientes, o lojista também não pode trabalhar com apenas uma transportadora, pois não é saudável concentrar todo o seu volume de vendas em um único relacionamento. 

Por este motivo, este é um dos principais benefícios do nosso hub de transporte digital é a conexão que fazemos entre embarcadores, empresas B2B e B2C, como indústria, e-commerce e varejo, e transportadoras. 

Assim, o lojista pode ter acesso a transportadoras do país inteiro e utilizá-las em seu e-commerce sem precisar de contrato ou integração com elas. Você deve estar pensando que colocamos uma taxa no frete e por isso ele fica mais caro, não é?

A boa notícia é que nós não revendemos o frete, pelo contrário, negociamos com melhores condições com nossas transportadoras parceiras, para que você tenha acesso as melhores tabelas de frete e na hora de pagar as faturas, os valores são repassados diretamente para as transportadoras que você usou, sem atravessadores.

Caso tenha dúvidas, deixe um comentário.

Outros links úteis pra você:

Frete para e-commerce: o que é um gateway de frete?

Como realizar cotações de frete

Frete para e-commerce: Os benefícios da Consolidação de volumes

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.