Frete para e-commerce: Transportadora ou Correios?

Transportadoras ou correios no frete para e-commerce

Através do nosso hub de transporte digital acumulamos um ótimo conhecimento sobre a logística de um e-commerce. Em outros artigos, mostrei como contratar uma transportadora em 4 passos e como resolver a indisponibilidade do sistema dos Correios, o Sigep Web. Já neste artigo, faço um comparativo entre transportadoras e Correios, baseados em pesquisas de mercado e na minha experiências com as duas opções, no que diz respeito ao frete para e-commerce. 

Vantagens de utilizar os Correios para suas entregas

Credibilidade

Uma grande vantagem a favor dos Correios é credibilidade, afinal, uma empresa conhecida há vários anos e por todo o país, consegue passar segurança para os clientes do seu e-commerce.

Variedade de fretes

Os Correios também possuem uma boa variedade de fretes, podendo ser escolhidos o Sedex, Sedex 10, PAC, etc. Eles nos prazos e nos preços e podem atender diversos clientes ao mesmo tempo, uma vantagem que pode ser bem aproveitada em sua empresa. 

Contratos de frete

Outro benefício dos Correios que vale muito a pena mencionar são as opções de contratos com pessoas jurídicas, que oferecem descontos progressivos de acordo com a remessa de entregas, o que pode te ajudar a economizar bastante, conforme seu e-commerce vende mais. Resumindo, com o passar do tempo, você pode ir pagando menos e lucrando mais, à medida que melhora seus termos de contrato.

Abrangência

A última vantagem dos Correios que podesso destacar é o alcance que ele tem. Sabemos que até nas áreas mais remotas do país, é possível chegar encomendas pelos Correios em lugares em que algumas transportadoras não têm alcance.

Desvantagens de utilizar os Correios para enviar as encomendas do e-commerce

Greves e reajustes

Podemos citar as greves que volta e meia afetam as entregas e os prazos para os clientes, o que costuma gerar muita confusão e dor de cabeça para o e-commerce. Além dos reajustes, como em 2019, onde a estatal atualizou seus preços duas vezes. 

Veja o artigo sobre Como minimizar o impacto do reajuste dos Correios, o reajuste aconteceu alguns meses atrás, mas a dica ainda funciona muito bem.

Restrições

Um outro ponto negativo ao optar pelos Correios é que existem restrições quanto ao tamanho e peso dos produtos, assim como embalagens e prazos diferentes de região para região. 

Instabilidade do sistema dos Correios

Por último, podemos mencionar a instabilidade do Sigep Web, o sistema dos Correios que gerencia os contratos com as empresas e faz os cálculos de frete. Em momentos de grande movimentação, esse serviço fica fora do ar e seu e-commerce sem o retorno nas cotações de frete. Para esse problema nosso hub já desenvolveu a solução, veja como resolver a indisponibilidade do sistema dos Correios, o Sigep Web.

Vantagens de utilizar transportadoras no e-commerce

Sem greves

Já ficou claro para todos que um dos segredos para um e-commerce de sucesso é a satisfação dos clientes com o prazo de entregas de suas mercadorias. A vantagem da transportadora nessa questão é justamente, cumprir os prazos de entrega com o consumidor porque elas não sofrem com greves que possam paralisar as entregas pelo país.

Alcance específico

Outra vantagem é você conseguir contratar transportadoras que atendem regionalmente e estadualmente, para atender as necessidades do seu e-commerce. Esse alcance específico permite que os fretes sejam mais rápidos e mais baratos. 

Vale lembrar também que assim como os Correios, as transportadoras também oferecem contratos de acordo com as entregas e que podem ser modificados e expandidos conforme a necessidade.

Desvantagens de utilizar transportadoras no e-commerce

Cálculo de frete

Você conhece o formato das tabelas do seu e-commerce e dos marketplaces que você vende? Cada transportadora possui um formato de tabela diferente para cada tipo de serviço. Não há uma parametrização exata. Isso pode acarretar em discrepâncias nos valores de frete no seu negócio virtual.

Inclusive, essas discrepâncias podem estar acontecendo atualmente no seu negócio. Veja o artigo Como fazer a auditoria de fatura de frete na logística do seu e-commerce. Nele ensino como analisar essas diferenças entre valor de frete recebido pelo cliente e valor a ser pago para a transportadora.

Pouca tecnologia

O foco das transportadoras é entregar as mercadorias, contratar transportadoras e integrá-las aos seus sistemas e plataformas é muito oneroso, pois em via de regra, elas não investem em tecnologia neste sentido. A cada nova transportadora, seu e-commerce teria de ter uma nova integração em seu ERP, em sua plataforma e marketplace, para ter o cálculo de frete e os rastreios.

Como utilizar transportadoras integradas no e-commerce e ter o cálculo de frete preciso

Seu e-commerce pode ter várias opções de frete, com transportadoras do país inteiro, sem precisar de contrato ou integração com elas, além de um cálculo de frete preciso, solicitação de coletas e rastreio automático, basta estar conectado a Frete Rápido, o primeiro hub de transporte 100% cloud da América Latina.

Caso queira saber um pouco mais sobre a tecnologia do nosso hub de transporte, acesse o link abaixo:

Soluções logísticas para e-commerce no hub de transporte digital

Artigos do estudo “Como estruturar a logística como diferencial no e-commerce”:

Apresentação

1 Princípios básicos do e-commerce e Influenciadores na logística no e-commerce

2 Como contratar uma transportadora/Com quantas transportadoras trabalhar

3 Transportadoras ou Correios? (você está aqui)

4 Função Gateway de Fretes

5 Consolidação de volumes

6 Módulo Offline dos Correios

7 Importância do rastreio

8 Auditoria de fatura de frete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.