Greve dos Correios: alternativas de entrega para o e-commerce

Greve dos Correios alternativas de entrega para o e-commerce

Aqui no Blog da Frete Rápido buscamos publicar artigos que sejam atemporais, que vão sempre vão ajudar os leitores independente da data que foi publicado, são os chamados conteúdos evergreen. Neste artigo não será diferente, usarei a notícia da Greve dos Correios (17/08/2020) para falar de algumas alternativas para as empresas enviarem seus produtos sem ficar reféns dos Correios. 

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Sabemos que encontrar, contratar e integrar transportadoras é algo muito oneroso para o e-commerce, foge totalmente o core business das vendas.

Isso faz com que muitos lojistas optem por utilizar apenas os Correios como opção de entrega.

Sim, é relativamente fácil utilizá-lo, mas no fim, acabam ficando ficando reféns, sofrem com as instabilidades do Sigep Web e vêem suas operações correndo risco de serem prejudicadas com a greve dos Correios.

O ideal é não ficar refém de uma única opção de entrega, seja ela transportadora ou Correios, para evitar cenários como o da pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, conforme a imagem abaixo.

Veja o artigo “Frete para e-commerce: Transportadora ou Correios?”. Nele contém um comparativo sobre as duas opções.

O reflexo da greve no mercado.

Sem entrar nos méritos dos trabalhadores ou da estatal, é preciso se atentar para o cenário das empresas que precisam enviar seus produtos.

Todo esse movimento coloca em risco a performance das empresas que utilizam os serviços dos Correios, bem como sua reputação, no que diz respeito à experiência de compra do consumidor.

Diante dessas situações é hora de buscar alternativas para suprir as necessidades do mercado. 

Nesse cenário é natural que os lojistas saiam para o mercado para buscar transportadoras para já conseguir uma tabela e inserir na plataforma, mas não é bem por aí.

Contratar uma transportadora de forma tradicional é algo oneroso e burocrático, além de ter alguns déficits tecnológicos, como no cálculo de frete e no rastreamento das encomendas.

Vale ressaltar que todo o processo de prospeção se repete a cada nova transportadora que deseja inserir.

Greve dos Correios: então, qual o cenário ideal?

No mercado encontra-se algumas ferramentas que realizam o cálculo de frete mas o lojista acaba tendo que fazer toda a prospecção de transportadoras e realizar a gestão das tabelas. Também torna-se totalmente inviável e sem sentido.

A solução mais viável é ter acesso às tecnologias do nosso HUB de transporte digital, que já irá fornecer opções de entrega para seu negócio, sem que precise de contrato ou integração com cada uma delas. Você também pode inserir as transportadoras que já tem parceria (inclusive Correios).

Além do acesso à tecnologia logística de ponta, com as funcionalidades abaixo:

Função Gateway de frete

A ferramenta que realiza o cálculo de frete, considerando todas as opções de entrega que podem atender aquela solicitação, no momento em que o visitante da loja digita o cep. 

Para saber mais detalhes, leia o artigo “Frete para e-commerce: O que é um Gateway de Frete?

Consolidação de volumes

Tecnologia que agrupa os produtos virtualmente dentro das embalagens utilizadas para despachar as mercadorias.

O processo começa com o time de bakcoffice do e-commerce cadastrando as medidas das embalagens na Frete Rápido.

Quando o cálculo de frete for realizado, as medidas dos SKUS serão agrupados dentro das embalagens cadastradas.

Essa funcionalidade otimiza a cubagem e reduz o valor do frete em até 40%.

Solicitação de coletas e Rastreio

Após a venda concluída pelo consumidor, o lojista solicita a coleta com a transportadora que ele desejar, ou a que o consumidor escolheu e a partir daí ele tem acesso a impressão de etiquetas e rastreio automático.

Auditoria de fatura de frete

A auditoria consiste em realizar o comparativo das faturas do e-commerce, entre o que foi recebido pelos clientes e o que precisa ser pago para as transportadoras.

A ferramenta auxilia na gestão, a identificar divergências no valor do frete e a reduzir custos no e-commerce

Veja o artigo “Como fazer a auditoria de fatura de frete na logística do e-commerce

Caso queira saber mais sobre nossas funcionalidades, veja na página Soluções logísticas para e-commerce no hub de transporte digital.

Aproveito o ensejo para informar que estamos com condições especiais para nossos parceiros que desejam otimizar sua logística antes da Black Friday.

Ao migrar para a Frete Rápido, faremos uma implantação sem custo e você paga o setup só 01/12/2020, tudo isso para que você tenha a melhor ferramenta do mercado a tempo da Black Friday.

diferencial competitivo com nivel de serviço logístico para a black friday

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.