Importância do Giro de estoque na Black Friday

a importância do giro de estoque

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano para quem vende online. De acordo com a ABCOMM, a expectativa para este ano é que o comércio eletrônico fature R$ 3,45 bilhões na data, 18% a mais que em 2019. Com a pandemia, as vendas no e-commerce aumentaram, e a tendência é que a Black Friday 2020 seja ainda mais movimentada

Este é um bom momento para expandir as vendas e renovar os estoques. Mas escolher quais produtos serão anunciados com desconto pode ser um desafio. É por isso que existem cálculos para medir a entrada e saída de produtos, que ajudam os gestores nessa tarefa. 

Neste conteúdo vamos te explicar o que é Giro de Estoque, como você pode calcular em sua empresa e ainda mostraremos uma forma ainda mais fácil de encontrar estes números.

Veja o artigo “A Nova Black Friday e como preparar sua logística para converter vendas

Entenda o Giro de Estoque

O Giro de Estoque é um indicador de estoque que revela a movimentação dos produtos em determinado período de tempo, levando em consideração as compras e as vendas. É importante para verificar a rotatividade de produtos, deixando claro quais itens estão com baixo giro e até os que não tiveram venda e nem reposição, ou seja, estão encalhados. E estoque parado é dinheiro parado.

Com as informações de quais produtos não têm uma boa frequência de vendas, é possível traçar estratégias promocionais na Black Friday com o intuito de diminuir os custos com mercadoria parada e também aumentar o faturamento. 

Os números do Giro de Estoque também auxiliam na hora de tomar decisões sobre os preços praticados, necessidade de fabricação de mercadorias, campanhas de marketing e compras.  

Como é feito o cálculo do Giro de Estoque


Para descobrir qual o Giro de Estoque dos produtos na empresa, é preciso realizar alguns cálculos simples. Você precisa ter em mãos as seguintes informações:

  • período de análise desejado;
  • estoque inicial do produto no período;
  • estoque final do produto no período;
  • quantidade vendida no período. 

Vamos analisar um exemplo na prática:

  • período: 365 dias
  • estoque inicial: 15
  • estoque final: 10
  • vendas: 8

Agora, vamos para as fórmulas:

Estoque médio

Primeiramente, você precisa descobrir qual é o estoque médio do produto que será analisado. Este número é necessário para a fórmula do Giro de Estoque. 

A fórmula do estoque médio é:

Estoque inicial + Estoque final e o resultado é só dividir por 2.

Colocando os valores do exemplo: 15 + 10 / 2 = 12,5

O estoque médio para este produto é 12,5.

Giro de Estoque

Agora que temos o valor do estoque médio, vamos calcular o Giro de Estoque. 

A fórmula do Giro de Estoque é:

Número de vendas dividido pelo estoque médio.

Colocando os valores do exemplo: 8 / 12,5 = 0,64

O Giro de Estoque para este produto é 0,64.

O resultado pode ser analisado individualmente para cada produto. Quanto maior for o giro, melhor, pois representa a movimentação do produto durante o período analisado. Neste caso, o resultado deu em 0,64, que é um número baixo. Sendo assim, você pode aproveitar para liquidar este produto e analisar se vale a pena comprar novamente.

Giro de Estoque no Tiny ERP

Para que você não precise fazer os cálculos acima para todos os produtos de sua empresa, o Tiny ERP oferece um relatório de Giro de Estoque. Assim, você pode tomar melhores decisões na hora de comprar produtos e também ao escolher itens para vender em uma promoção. 

No relatório, você escolhe o período que deseja analisar, a categoria e o tipo de produto que deseja analisar. Serão mostrados os produtos com Giro de Estoque entre 0 e 5, onde o giro é classificado em três categorias:

  • Normal: produtos com giro maior que 1, ou seja, que tiveram mais de uma movimentação no período analisado.
  • Baixo Giro: produtos que movimentaram seu estoque apenas 1 vez no período.
  • Encalhe: São os produtos que não foram vendidos no período, com giro 0.

Além das quantidades presentes em cada classificação, são apresentados o Giro Médio de estoque e o DSI médio para saída dos produtos de cada grupo, onde: 

  • Giro médio: média do giro dos produtos de cada grupo;
  • DSI Médio: média de dias para venda do estoque.

Você ainda poderá aplicar tags nos produtos que deseja vender na Black Friday, facilitando este processo na hora de enviar os preços promocionais para os canais de venda. 

giro de estoque

Concluindo

Ficar de olho nos estoques é saudável para as empresas. Com isso, as compras são feitas com mais precisão e há um menor risco de mercadoria encalhada. Mas caso isso aconteça, o relatório de Giro de Estoque está aí para te ajudar a entender a situação e traçar estratégias para venda destes produtos. 

A Black Friday está chegando e você já pode planejar e escolher os produtos que irá anunciar com desconto. Aproveite a oportunidade, venda os produtos que estão com baixo ou pouco giro e renove os estoques de sua empresa.

Boas vendas!

Guest post por Tiny ERP.

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.