Modelo de nota fiscal para melhorar a jornada de compra do cliente

Neste artigo falaremos das alterações no leiaute do modelo de nota fiscal eletrônica, um resumo com formato amigável e contextualizado para entender algums pontos específicos, que envolvem diretamente a logística do e-commerce, bem como a experiência de compra do cliente.

Em Janeiro de 2019 foi lançada a Nota Técnica 2018.005 da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, caso queira ler a nota por completo, acesse o link do documento.

Entretanto, no artigo vamos nos ater somente aos itens:

  • 3.1 Grupo F. Identificação do Local de Retirada;
  • 3.2 Grupo G. Identificação do Local de Entrega.

Apesar da alteração ser relativamente antiga, ainda há muitas empresas com suas notas desatualizadas e tendo grandes problemas com suas entregas, por isso, o conteúdo se faz extremamente necessário.

A Nota Técnica comunicou a alteração no leiaute, relacionado a criação do Grupo F e do Grupo G. 

Esses novos campos servem para especificar os locais de entrega, que não são necessariamente o mesmo local de cobrança, ou endereço do comprador.

A não utilização dessas alterações podem ocasionar uma alteração altamente prejudicial para a jornada de compra do consumidor.

Vamos exemplificar.

Você é um lojista que vende sapatos e eu, Eduardo, comprei uma sandália para presentear alguém. Ao finalizar a compra, adicionei o endereço de cobrança (onde moro) e também o endereço de entrega, ou seja, o endereço que a pessoa presenteada mora, para que ela receba o produto direto em sua casa.

Sua plataforma recebe as informações e envia para seu ERP. Suponhamos também que seu sistema ainda não está rodando com o leiaute atualizado da NF-e, ou seja, com o campo de endereço do comprador separado do campo de endereço de entrega.

Dessa forma o endereço de entrega não será especificado ou, será sinalizado no campo de anotações, no final da página.

Veja abaixo um exemplo real da situação (as informações da nota foram cobertas por serem dados sensíveis).

exemplo de nf-e

Malefícios do leiaute desatualizado

Na imagem mostrada como exemplo, o endereço de entrega é especificado em um campo que não é lido pelo XML. O que isso significa?

Após a transportadora coletar as encomendas, a separação feita nos CDs para o envio aos endereços, é feito utilizando a leitura automática do XML da nota, pois leva automação para a operação da transportadora, além de já validar a nota em questão.

Com o endereço de entrega no campo de anotações, o sistema da transportadora não “enxergará” o campo fora do XML. Para que fosse lido, a conferência teria que ser feita manualmente, algo totalmente inviável para as empresas de transporte, por atrasar o processo e ocasionar em erros.

Em suma, se o endereço de entrega não estiver no XML, a encomenda será entregue no endereço de cobrança, ou seja, no endereço errado, que ocasionará em:

  • Valor de frete divergente para o lojista, entre o que foi recebido pelo cliente e o que foi cobrado pela transportadora. Afinal, a cotação foi feita para o endereço A e foi entregue no endereço B.
  • Cobrança adicional para o lojista, pois o produto foi entregue no endereço errado, ele retornará para a loja para só então ser enviado novamente;
  • Aumento de custos da transportadora, ao tentar entregar no endereço e não conseguir, ter que voltar com o produto para seu CD e fazer o caminho reverso;
  • Péssima experiência de compra do cliente, afinal, se ele forneceu outro endereço para entrega, significa que ele precisava do produto naquele endereço, na data combinada, por motivos de necessidade ou de um presente em uma data comemorativa, por exemplo.

Como pode ser visto, essa informação desatualizada pode gerar custos adicionais para o lojista, além de prejudicar seu relacionamento com os clientes e parceiros de entrega. Por isso, é indispensável seguir com o modelo de nota fiscal atualizada, veja o exemplo do campo de endereço de entrega especificado corretamente.

Vale ressaltar também que a atualização inclui os pontos de retirada. A tecnologia tem evoluído e o e-commerce aprimorado suas operações. Empresas que já utilizam lockers, armários inteligentes e pontos de retirada, também podem especificar essas informações em suas NF-es, para a execução do serviço. Veja a imagem abaixo.

Como realizar alterações no modelo de Nota Fiscal Eletrônica e seus benefícios

Enquanto HUB de transporte digital, conectamos embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C (como indústria, e-commerce e varejo) a transportadores. Logo, é de nosso interesse que todas as partes estejam alinhadas para que os serviços sejam prestados com o máximo de qualidade possível, logo se faz necessário o compartilhamento dessas informações.

Recomendamos a você, embarcador, que precisa enviar seu produtos, que procure seu contador e seu sistema ERP para que sejam feitas as atualizações em seu leiaute, tanto para as mudanças mencionadas acima, quanto para outras.

Ao atualizar as informações, especificar endereço de cobrança e endereço de entrega/retirada, sua operação agrega benefícios a todas as partes envolvidas:

  • Para sua operação, pois garante o atendimento e entrega no local correto, desejado pelo cliente;
  • Para o cliente, pois terá seu produto entregue no local acordado no ato da compra;
  • Para o Transportador porque a informação em campo próprio possibilita a emissão do CT-e através do xml sem a intervenção manual que é falha e de difícil administração no dia a dia da operação;
  • Para a Fiscalização porque no transporte consegue facilmente validar que o endereço de entrega do CT-e está de acordo com a NF-e.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para seu negócio. Dúvidas? Deixe um comentário.

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.