Mulheres na logística: obstáculos e como elas estão mudando o jogo

O setor logístico sempre foi predominantemente masculino, porém, com a necessidade de inovação e a pluralidade das organizações isso vem mudando com o passar dos anos. Com a capacitação e a busca pela igualdade as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no setor logístico, apesar de a quantidade ainda ser bem inferior à dos homens.

Ainda longe do cenário ideal, mas com uma melhora significante se comparado com o passado, a especialização feminina e as mudanças sociais e culturais das empresas fazem com que a participação das mulheres na logística cresça ao longo dos anos.

Durante um tempo a sociedade estabeleceu um conceito de que alguns trabalhos poderiam ser executados apenas por homens. Atualmente o que vemos certamente é uma constante quebra desse paradigma. Certamente uma das grandes conquistas de ser uma profissional e uma mulher na área de logística é de se posicionar profissionalmente demonstrando bastante conhecimento sobre a visão sistêmica e de negócio das operações e de contraponto a isso oferecendo toda a sua sensibilidade e empatia em atender aos diferentes públicos em diferentes cenários que vão desde a gestão da equipe, os alinhamentos estratégicos com a direção, com os clientes e principalmente pensando na experiência do usuário final.

Kelly Pinho, Product Owner na Frete Rápido

A importância das mulheres no setor logístico

A logística sempre foi um setor tradicionalmente caracterizado em sua maioria por serviços operacionais e braçais, porém a necessidade de inovação e o crescimento da logística em suas mais variadas áreas fez com que surgisse a demanda de um trabalho mais tático e estratégico dentro das organizações. A partir disso, começaram a surgir novas oportunidades para que as mulheres pudessem atuar em cargos que antes eram em sua maioria destinados à homens.

A evolução tecnológica também é um fator que interfere diretamente na inserção das mulheres no setor logístico. Diversas atividades que antes eram totalmente operacionais e braçais hoje foram mecanizadas e substituídas por automações, onde as características e habilidades das mulheres se adaptam a necessidade do setor. Nos últimos anos, elas vêm se destacando em diversas funções e posições de liderança, mostrando competência e habilidade para enfrentar os desafios do mercado.

Além disso, as mudanças nas culturas organizacionais e no processo de conscientização da sociedade como um todo fazem com que as mulheres ganhem cada vez mais espaço na logística.

Os desafios das mulheres no setor logístico

Mesmo com a evolução e o crescimento da inclusão das mulheres no mercado de trabalho, ainda há muitos desafios a serem superados, as mulheres precisam sempre mostrar muito mais conhecimento e habilidades técnicas para gerar credibilidade do que os homens

Apesar dos obstáculos, as mulheres vêm cada vez mais aumentando a sua representatividade no setor logístico dia pós dia. É necessário promover políticas de diversidade e inclusão, e oferecer capacitação e treinamento para que mais mulheres possam ingressar e se desenvolver na área. Com competência e preparo, toda a mulher que deseja construir uma carreira de sucesso na área tem plenas condições de fazer uma carreira de sucesso no setor, servindo de referência e inspiração para aquelas que se interessam pelos processos logísticos.

Fazer parte de um mercado majoritariamente masculino e ter destaque como executiva é um privilégio para mim. É importante valorizar as organizações que já entenderam o seu dever de respeito à mulher, direito à maternidade, tempo de qualidade com a família, mas também sabem valorizar as grandes profissionais que têm, como a nstech.

É tempo de celebrar a possibilidade de escolhas, a igualdade, a representatividade, as conquistas no ambiente de trabalho, o crescimento na carreira e o respeito ao potencial das mulheres no mundo corporativo. Aqui somos privilegiadas, mas nos solidarizamos com as lutas diárias de todas as mulheres.

Dói em nós também ver que tantas batalhas precisam ser vencidas, todos os dias, como a falta de respeito e de igualdade social. Que esse Dia Internacional da Mulher seja um momento de reflexão sobre o futuro que estamos trilhando. Afinal, mais da metade da população é composta por mulheres. Não deveríamos ser tratadas como minorias.

Priscila Moherdaui, Head de Marketing e Growth na nstech.

O setor de logística foi historicamente dominado por homens por remeter ao trabalho operacional e braçal. Mas com as transformações da sociedade, e por consequência do mercado, nós mulheres ganhamos mais espaço para mostrar nossa força e competência ocupando papéis importantes em LogTech’s. Hoje precisamos seguir para um modelo mais tático e estratégico, aplicando tecnologias e metodologias que nos levem a um próximo patamar. Me sinto lisonjeada em fazer parte desta transformação, trabalhando ao lado dos meus pares e colegas, rumo a uma grande construção que fala menos de gêneros, e mais da soma de talentos e experiências em prol de um futuro promissor para o mercado logístico.

Caroline Andreola – Head de Sucesso do cliente Small Business na Buonny

Mesmo que lentamente, estamos vivendo um momento em que podemos ver a virada da maré em relação aos espaços no setor de tecnologia, logística e também em cargos de liderança, que estão cada vez mais sendo ocupados por mulheres. Essa é a nossa vez de mostrar para o que viemos, e que somos tão habilidosas e competentes quanto nossos colegas. Sou mulher e trabalho com marketing, tecnologia e logística!

Caru Andrade – Head de Marketing na Bsoft

No nosso setor de e-commerce e logística, a participação das mulheres em cargos de liderança é de 34%, em comparação com 29% de outros setores, segundo E-commerce Brasil. Também é relevante mencionar que 62% dos profissionais que atuam no setor de e-commerce no Brasil são mulheres, segundo dados da ABCOmm.

Esses dados mostram já percorremos boa parte do caminho, mas ainda há muito o que fazer, seguimos quebrando paradigmas e inovando através da logística e tecnologia. É preciso continuar investindo na representatividade feminina, oferecendo oportunidades e reconhecendo o talento e a capacidade das profissionais da logística.

Amanda é admnistradora por formação, já atuou no mercado capixaba como gerente varejista. Atualmente faz parte do setor administrativo da Frete Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.