
O principal objetivo de um e-commerce é vender seus produtos. Entretanto os pontos de atenção vão muito além de realizar cadastro e subi-los para a vitrine. Para que a operação ocorra da maneira correta é preciso que diversos fatores sejam considerados e analisados com propriedade e profissionalismo.
É necessário uma série de conhecimentos específicos para iniciar um e-commerce, desde a implantação e gestão da loja, como também no marketing, nas questões fiscais, na operação e na logística.
Por mais que a logística seja complexa, com a Frete Rápido você já automatiza processos para rodarem sem prejuízos, oferecer várias opções de frete e com preços mais em conta sem precisar de contrato e integração com as transportadoras, envia o rastreio para seus clientes por e-mail e SMS e ainda faz auditoria de faturas. Simples, não é?

Mas voltando ao assunto central, se você tem conhecimento aprofundado sobre todas as áreas de um e-commerce e possui capital para contratar profissionais especializados para cada área, é sucesso.
Mas se você tem um bom conhecimento mas possui um gap em algumas áreas do seu e-commerce, a terceirização através de uma agência especializada em e-commerce que aplicaria o Full commerce ao seu negócio.
Quais serviços terceirizar no e-commerce?
Se você sente a necessidade de terceirizar alguns setores do seu negócio, uma empresa de Full commerce te oferecerá basicamente duas opções de soluções.
* Soluções modulares: É quando a empresa prestará serviços em áreas específicas.
* Soluções integradas: Neste caso, é quando envolve mais de um serviço prestado pela empresa contratada.
Assim, cabe a você efetuar o levantamento de como será mais viável resolver seus gaps, contratando mais colaboradores ou terceirizando.
Alguns exemplos de áreas a serem terceirizadas:
* Empreendedorismo: Criação de plano de negócios, Análise de negócios e outros.
* Implantação: Construção de blogs, design e redesign de sites, marketplaces.
* Divulgação: Criação de estratégia de martketing, SEO e links patrocinados.
* Operação: Serviços voltados ao operacional do e-commerce, como suporte, atendimento ao cliente e etc.
Possíveis vantagens do Full commerce para seu e-commerce
A terceirização sem dúvida precisa ser feita com muito cuidado, pois você está permitindo que uma outra empresa influencie diretamente na imagem de sua loja e ações equivocadas podem trazer sérias consequências.
Há espinhos na estrada, sem dúvida, mas também há flores.
Uma empresa de Full commerce geralmente possui profissionais um conhecimento muito aprofundado sobre todas as áreas de uma loja virtual, pois esse é o seu Know How, ela se mantém otimizando lojas virtuais.
Com base nisso, listei abaixo alguns benefícios que o full commerce pode trazer para seu e-commerce:
* Execução de processos com profissionalismo. Como já citei anteriormente, é comum que na operação de um e-commerce haja alguns gaps, pontos onde a empresa se comporta de maneira amadora. A empresa de Full commerce tem o dever de possuir o conhecimento técnico sobre as áreas, através de profissionais que trabalham especificamente onde há a necessidade.
* Redução de custos. A falta de conhecimento ou a maneira como algumas tarefas são executadas pode elevar os custos operacionais. As empresas especializadas trabalham especificamente em cima dessas necessidades para caminharem juntos com os e-commerces.
* Aumentar vendas. Otimizações no marketing, SEO, layout, navegabilidade e identidade podem aumentar suas taxas de conversão, ao serem otimizadas por profissionais.
O momento de terceirizar é algo muito particular, alguns e-commerces já começam a terceirizar desde a implantação, outros, demoram anos ou nem chegam a utilizar uma empresa de Full commerce. Meu objetivo aqui não é dizer se seu negócio deve ou não terceirizar, mas fornecer uma visão geral do que pode vir de benefícios para sua loja virtual.