O que é Picking e Packing e qual sua importância na logística

O que é Picking e Packing e qual sua importância na logística

Neste artigo falaremos sobre Picking e Packing, o que são e a importância desses processos nas operações logísticas, sejam elas no e-commerce, indústria ou outros negócios B2B e B2C.

É sabido que os processos logísticos precisam estar muito bem definidos, organizados, que estejam “azeitados”, como é popularmente dito e principalmente, muito claros na cabeça de todos os colaboradores. Tudo para que os procedimentos fluam com a maior agilidade e precisão possível, para evitar assim, custos adicionais, erros e retrabalhos.

Dentro de toda cadeia de suprimentos há vários setores e processos, para que o conteúdo seja bem desenvolvido, falaremos apenas de Picking e Packing.

O que é Picking e Packing?

Depois que as cotações de frete foram feitas e a compra realizada o pedido é passado ao time de backoffice, para realizar a separação dos produtos da compra e embalar. Em suma, esse é o processo de Picking e Packing, os procedimentos de retirada do produto do estoque e a preparação para despacho

Vamos falar de cada um mais detalhadamente a seguir.

O que é Picking?

O Picking e Packing são processos subsequentes, são processos distintos mas interdependentes.

O Picking é a separação dos produtos, é quando os produtos são retirados do estoque físico, realmente separados dos outros componentes. É quando o produto é localizado e coletado pelo time operacional em seu estoque, na quantidade requerida e nas especificações de acordo com a encomenda ou venda.

Em grandes operações o processo de Picking envolve maquinários, empilhadeiras e outras ferramentas como sorters, esteiras, WMS’s que são os Warehouse Management System e leitores de códigos de barras.

Também é utilizado para uma melhor organização, a definição de endereços, como ruas e blocos, para que os produtos sejam encontrados da maneira mais rápida possível.

E ainda, para trazer uma maior precisão para o operador de picking, há operações que fornecem o código de barra no produto, no próprio pallet ou bloco, exigindo ainda que, esses códigos batam com o código de barras que está no leitor de código de barras.

Vale ressaltar que, este é um exemplo, cada negócio, cada cadeia de suprimentos irá estruturar sua operação da maneira que lhe trouxer melhores resultados de acordo com o orçamento.

Quais os tipos de Picking?

O processo de picking pode ser estruturado de 4 formas distintas.

Picking discreto

O picking discreto é quando o operador, o funcionário responsável realiza a busca dos produtos de uma única venda, ou seja, se naquele dia, ele tem 100 vendas para faturar, ele irá 100 vezes ao estoque para buscar os produtos.

Este processo é bem mais demorado, por ser feito pedido a pedido, em contrapartida, os erros são menores, pois é feito por uma única pessoa e, um pedido de cada vez, é mais simples de executar.

Picking por lote

O próprio nome já é bem sugestivo, pois é realizado quando há o acúmulo de uma quantidade de pedidos, formando um lote, assim o processo de picking dos produtos é realizado de uma vez, em massa. 

Neste modelo, os operadores de picking recebem um lote de vários SKUS para realizar os procedimentos.

Picking por onda

O Picking por onda possui um processo parecido com o Picking discreto, a diferença é que ele é pensado para cumprir os prazos e agendamentos realizados com os clientes.

Sendo assim, cada operador de picking fica responsável por separar um pedido, seguindo um calendário, baseado no que o cliente necessita.

Picking por zona

O picking por zona consiste na divisão de áreas no estoque, chamadas de zonas. Essas zonas são divididas por categoria de produtos ou por SKUS.

Dessa forma cada operador de picking, ou um grupo de operadores dependendo do tamanho do estoque, ficam responsáveis por realizar a separação dos pedidos daquela determinada zona ou categoria de produtos.

Dicas para melhorar o processo de picking

  • Utilize documentos o mais claro e intuitivo possível para a realização do picking, para agilizar o processo de identificação dos produtos e evitar erros do operador de picking;
  • Estruture os produtos com giro maior de forma mais acessível no estoque, pois suas movimentações representam a maior parcela de processos no estoque;
  • Organize as ordens, pedidos de picking com os produtos próximos, de forma que economize tempo do operador ao reduzir sua movimentação;
  • Padronize os endereços e utilize boas tecnologias para ter uma boa precisão na localização dos produtos;
  • Reduza a quantidade de documentos impressos, esta ação irá gerar uma maior agilidade no processo e uma redução de custos;
  • Avalie os erros e os acertos do operador, para mitigar todos os equívocos e reduzir os retrabalhos e custos adicionais;

O que é Packing?

O Packing é o processo de embalagem dos produtos que foram buscados no estoque. É a conferência e escolha da embalagem ideal para para o envio dos produtos da compra.

Importante: a escolha das embalagens podem influenciar no valor do frete, causando divergências entre o valor que foi cotado originalmente ou fornecido ao comprador.

Tudo isso pelo fato de que, quando o frete é cotado, é considerado as volumetrias dos produtos e, quando a compra é enviada, o frete é cobrado pela embalagem consolidada, já com os produtos.

É preciso atenção para que não sobre espaço nas embalagens e assim, você não pague para transportar vento. Tenha várias opções de embalagens para que a cada pedido, com variação de produtos, você consiga escolher a embalagem ideal para aquela venda específica.

Uma dica importante para o cálculo de frete, é a Consolidação de volumes. Através dela, é possível cadastrar as embalagens na ferramenta de inteligência logística para que seja feito o cálculo de frete dos produtos já considerando as embalagens. 

Dessa forma, os produtos serão agrupados da melhor forma possível, na embalagem que melhor se encaixa com os produtos.

Tudo isso proporciona uma melhoria significativa, reduzindo o valor do frete de 20% a 40%.

O processo de packing precisa ser organizado e mantido nas proximidades do local onde finda o processo de picking, para economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários.

Um outro ponto de atenção, é na gestão dos suprimentos, nos materiais utilizados para enviar os produtos, que de forma alguma podem faltar para que o processo não fique impossibilitado.

Utilize as embalagens como marketing.

Pense na embalagem como uma propaganda, na oportunidade de encantar seu cliente, além do seu produto. Se possível, personalize suas embalagens com a identidade visual de sua empresa, envie materiais educativos, formas de preservar o produto.

Os brindes também são válidos, produtos complementares ou decorativos, mas lembre-se de avisar que é um brinde. Os consumidores podem pensar que o produto foi enviado errado. 

No processo de packing pode ser utilizados diferentes formas de se proteger o produto:

  • Materiais soltos, como papel, espuma, inseridos nas embalagens juntamente com os produtos. Lembre-se de não deixar muito espaço sobrando nas embalagens;
  • Produtos mais resistentes, como papelão, utilizando como calçamento ou escoramento dos produtos, para evitar que eles sofram maiores impactos com o deslocamento;
  • Envolvimento dos produtos com materiais como fitas, embalagens infláveis e plástico bolha;

O processo de picking e packing estão diretamente ligados à eficiência da operação, além da experiência de compra, logo, tornam-se indispensáveis e podem ser utilizados para fidelizar os clientes.

Caso tenha se identificado com as situações descritas acima, fique a vontade para deixar  um comentário sobre como é feita a gestão de seus processos. 

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.