Planejamento no e-commerce: Calendário para 2020

Pensando no planejamento para o seu e-commerce, não se esqueça de um ponto importante: Existem datas comemorativas e outras específicas do calendário do comércio digital que oferecem grandes oportunidades de planejamento de campanhas especiais para alavancar as vendas. 

Em breve teremos o Carnaval, Dia internacional da mulher, dia 15 de março que é considerada a data do consumidor, a páscoa, e por aí vai. São diversas possibilidades que você precisa estar atento.

Entendendo a importância de um Calendário de e-commerce 2020

Com o ano começando, é hora de definir as ações que estão por vir. Além de pensar no que deu certo até agora e no que precisa melhorar, é hora de estabelecer um calendário no seu e-commerce para que suas ações tenham uma cronologia e você não se perca na correria do cotidiano.

Para conseguir alavancar suas vendas em ocasiões específicas, além de saber qual será a data exata com algum tempo de antecedência, também é importante se planejar para saber quais medidas precisam ser tomadas em questões de mudanças de produtos, preços, quantidades em estoque e marketing do seu e-commerce. 

Podemos tomar como exemplo os clientes aqui da Frete Rápido. No período que antecede as datas comemorativas, há um para a atualização de regras de frete e no cadastramento de caixas para a Consolidação de volumes, pois enquanto o mercado está brigando por preço, nossos parceiros utilizam da tecnologia que eles têm acesso para otimizar o cálculo de frete e reduzir o valor em 20 a 40% nas vendas compostas.

Mas voltando ao assunto, com o calendário no seu e-commerce você pode obter os melhores resultados de divulgação da data escolhida, por exemplo. Além disso, um calendário junto a um bom planejamento de estimativa de vendas em cada data, vão te deixar a par de como organizar o estoque para cada momento.

Dicas para criar o seu calendário para e-commerce 2020

Você pode seguir algumas orientações que vão te ajudar a criar um bom calendário. Acompanhe:

Analise o ano que passou

Esse primeiro momento é de aprendizado. Olhe para o seu 2019 e pense nas questões: Quais datas foram mais produtivas para o meu e-commerce? Quais foram menos? Será que nas datas menos aproveitadas seria possível usar alguma estratégia diferente visando uma margem de vendas maior? Fazendo essas considerações, você estará aprendendo com seus erros e acertos e poderá ver no que pode melhorar esse ano.

Enumere quais são as datas mais importantes

Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Férias escolares, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal. Além dessas datas mais importantes para o comércio, você deve pensar especificamente para a sua loja, quais datas fazem mais sentido para o seu público? Não se esqueça de incluí-las no seu calendário para e-commerce 2020.

Crie suas próprias datas comemorativas

Apesar do Dia dos Namorados oficialmente ser comemorado dia 14 de fevereiro no mundo todo, aqui no Brasil, como junho era uma época de baixa no comércio, um empresário teve a ideia de criar a comemoração aproveitando a data próxima do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. 

Você pode fazer a mesma coisa. Claro que não precisa ser nada tão revolucionário ou que vá interferir em todo o país, mas algo que já reflita a realidade da sua loja pode ser o ideal! 

Seria interessante planejar com seu calendário 2020 uma época que já é prevista a baixa de vendas e lançar sua data comemorativa neste período. Claro que também pode expandi-la e deixar permanecer por um tempo maior.

“Edu, isso não funciona para meu público”, sem problemas.

Resultado de imagem para padawan frases

De acordo com a realidade da operação, a estratégia varia”. Bom, o Yoda não disse isso, mas poderia.

Se para o seu público criar uma “data comemorativa” não é uma boa, nos períodos de pouco movimento, crie estratégias e promoções para atrair os visitantes para seu site e manter uma boa margem de vendas em todo ano.

Busque ideias

É importante analisar o que seus concorrentes têm feito de bom e ruim e aprender com isso, por dois motivos básicos: Eles fazem isso. E, o estudo e a reflexão sobre o mercado devem fazer parte do planejamento do seu e-commerce.

E para o seu calendário de 2020, uma rápida pesquisa no Google te dará as datas comemorativas principais. Já separei algumas pra você.

  • 25/02/20 – Carnaval
  • 15/03/20 – Dia do Consumidor
  • 12/04/20 – Páscoa
  • 01/05/20 – Dia do Trabalho
  • 10/05/20 – Dia das Mães
  • 12/06/20 – Dia dos Namorados
  • 20/06/20 – Início do Inverno
  • 20/07/20 – Dia do Amigo
  • 09/08/20 – Dia dos Pais
  • 03/09/20 – Semana do Brasil
  • 15/09/20 – Dia do Cliente
  • 12/10/20 – Dia das Crianças
  • 31/10/20 – Halloween
  • 27/11/20 – Black Friday 
  • 30/11/20 – Cyber Monday
  • 25/12/20 – Natal

Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira, se ainda tiver dúvidas, tenho outros conteúdos sobre planejamento para e-commerce, segue abaixo.

Planejamento no e-commerce: Como fazer?

Como contratar uma transportadora em 4 passos

Como criar uma loja virtual do zero

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.