Planejamento no e-commerce: Como aplicar o marketing sazonal

Você sabe o que é Marketing Sazonal? O termo significa uma estratégia para ajustar as campanhas de marketing às atividades que estão acontecendo no momento.  

Trocando em miúdos, é direcionar a propaganda do seu negócio para eventos, feriados nacionais e internacionais importantes, e datas comemorativas para o nicho em que sua loja está inserida. 

Logo depois de fazer o calendário de e-commerce para 2020, chega o momento de olhar para ele, identificar oportunidades apropriadas e ganhar dinheiro com elas. É conseguir chamar atenção para o seu produto ou serviço a partir da circunstância momentânea do mercado.

Entendendo sobre a importância do Marketing Sazonal

Se você parar para pensar um pouco, vai conseguir lembrar que o desempenho de tráfego de um site varia em ciclos anuais, não é mesmo? Isso é a sazonalidade.

É fato que a demanda por produtos e serviços é diretamente impactada pelo período do ano em que estamos. Por conta disso, é fundamental entender e utilizar o marketing sazonal. 

Um exemplo que podemos utilizar é de um empresário do setor de varejo, que compra mais produtos em datas que são mais fortes, pois sabe que é quando poderá vendê-los em maior quantidade, já nas datas mais fracas, compra menos, afinal já sabe que o movimento é menor.

Você conhecer como essa parte do negócio funciona é fundamental, tanto para quem já é empreendedor, quanto para quem quer empreender ou comprar uma empresa. É isso que vai te ajudar a planejar a sua operação e saúde financeira.

Como montar uma estratégia de marketing sazonal?

Como já falamos em outros artigos por aqui, um bom estrategista de marketing digital precisa planejar suas ações com antecedência.

Você pode analisar o histórico de acessos da sua página nos últimos anos para traçar seu plano. Faça um comparativo e veja quais são os meses, semanas e dias com maiores acessos.

Daí então, você vai ver quais são as palavras-chave mais buscadas online durante esses períodos e trabalhar campanhas que as utilizem de forma adequada. Fazendo dessa maneira, se tornará muito mais fácil atrair a audiência desejada no período certo de compra.

Abaixo algumas dicas que você pode aplicar no seu site.

  • Lance sua campanha de marketing sazonal com dois a três meses de antecedência. Assim, você garante tempo de exposição para suas ações de Google Ads e indexação das suas páginas de conteúdo;
  • Também é interessante atualizar a identidade visual e o logo da página para remeter à data que está sendo divulgada;
  • Faça algo diferente e não use o mesmo texto da concorrência para os anúncios;
  • Aqui a análise anterior aparece novamente, veja suas campanhas passadas e aprenda com os erros e acertos.

Quais datas posso explorar?

As grandes datas comemorativas ainda são o foco principal do e-commerce. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa e Black Friday são alguns exemplos que não podem ser ignorados. No entanto, você pode e deve apostar no Marketing Sazonal ao explorar datas diferentes em que a maioria dos outros lojistas não está concentrada. Por exemplo:

  • Dia do livro;
  • Dia do médico;
  • Dia do lojista;
  • Dia do trabalho;
  • Dia do consumidor.

Se a data faz sentido para seu público, utilize-a.

É muito importante dar atenção à divulgação, senão seu esforço não valerá de nada. Você pode usar os seguintes canais para fazer seu marketing sazonal de maneira eficaz: 

  • E-mail Marketing
  • Redes sociais
  • Banners e identidade visual da data em seu site.

Faz um tempinho que venho dizendo aqui que o planejamento é essencial para ajudar o lojista a gerar resultados ao longo de todo o ano, se você quiser dar uma olhada nos outros posts, segue abaixo.

Planejamento para e-commerce: Como fazer?

Dicas para e-commerce: Como criar uma loja virtual do zero

Como criar uma loja virtual do zero

Como contratar uma transportadora em 4 passos

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.