Tipos de entrega para transformar a logística do varejo físico e online

Com as mudanças do mercado, onde o varejo físico e o varejo online se encontram, surgem novos desafios para os lojistas, dentre eles, conseguir diversificar os tipos de entrega e conseguir uma gestão eficiente de seu negócio.

Ao contrário da ideia que se tinha antes, de que o online iria substituir o físico, as duas formas de consumo têm se completado, coisa que já vinha acontecendo com a democratização da internet e tem se intensificado com a chegada do “novo normal”.

Empresas que anteriormente só vendiam no varejo físico, com a pandemia, se viram obrigados a encontrar formas de vender pela internet.

A logística por sua vez, se reinventa para atender as necessidades que o mercado tem, e apesar de todos os desafios que o Brasil proporciona, em se falando do setor de entregas, mais especificamente, tem encontrado novas modalidades de entregas para atender esses varejistas.

Esse tipo de operação, varejo físico + varejo online, é literalmente o futuro tornando-se realidade e já tendo formas de realizar suas entregas de forma eficiente e que entreguem a mesma qualidade do serviço e com um nível de conforto até maior do que teria uma operação física ou online funcionando de forma separada.

Tipos de entrega para atender as necessidades do varejo físico e online

De forma geral, os envios mais tradicionais das cargas fracionadas do Brasil são realizadas por Correios e por transportadoras. Sabemos como o processo de prospecção de uma transportadora é complicado e burocrático. Entretanto, há algumas alternativas que podem tornar este trabalho mais ágil e simples, como por exemplo, o uso da base de parceiros no modelo HUB de transporte digital, onde seu negócio consegue utilizar várias opções de entrega sem precisar de contrato ou integração.

E falando um pouco mais de formas diferentes de entrega para atender a realidade desses lojistas, veja a seguir as principais que têm entregado um bom resultado para as lojas e uma boa experiência de compra ao cliente:

Click and Collect

Também chamado de clique e retire, essa opção permite que o consumidor compre o produto online e escolha a retirada do produto em uma das lojas físicas. Requer a disponibilidade do comprador de se deslocar até o local, entretanto, é muito benéfico, pois o valor do frete é retirado, aumentando assim, a competitividade, haja vista que o valor do frete é um fator que leva a desistência da compra, em muitos casos.

Same day and next day delivery

Nessa modalidade, as entregas são feitas no mesmo dia e no próximo dia. Obviamente entregam uma ótima experiência ao comprador, pois tem seus produtos em mãos com uma praticidade muito grande. 

Entretanto, para performar bem é preciso ter mais de um ponto de distribuição para enviar para mais regiões do país, caso contrário, esse tipo de entrega ficará restrita apenas para as proximidades do centro de distribuição. 

Outra recomendação é ter a tecnologia necessária para realizar o cálculo de frete com multiorigem e muitos parceiros de entrega. Realizando o cálculo de frete com multiorigens, seu negócio consegue, de forma automática, retornar para o cliente o melhor preço com o menor prazo de entrega, já considerando a melhor localidade para você despachar sua encomenda. Já as várias opções de entrega, garantirão a variedade de frete para seu cliente.

Tomando a Frete rápido como exemplo, temos clientes que utilizam esse tipo de frete, pois nossa função gateway de fretes considera seus pontos de expedição e ainda entrega várias transportadoras parceiras para que eles utilizem sem precisar de contrato ou integração com elas.

Ship from store

É uma estratégia que vem sendo muito falada atualmente, principalmente durante a pandemia. O Ship from store consiste em utilizar a loja física como um ponto de distribuição para a loja virtual. 

Na prática, são os dois negócios se completando, se interligando em favor de uma experiência de compra interessante para o cliente e para a redução de custos do lojista, afinal, o mesmo estoque será usado para as duas vitrines.

Lockers

Utilizar lockers até certo tempo parecia algo distante e futurístico, mas uma rápida pesquisa no google já notaremos empresas como HandOver e Boxit, fazendo um ótimo trabalho ao ajudar empresas a reduzir os custos com o last mile.

Os lockes são armários inteligentes localizados em locais estratégicos para os lojistas, que por sua vez guardam os produtos vendidos, para que seus clientes realizem a retirada. 

Com essa estratégia, há uma considerável redução de custos na última parte do transporte, ou seja, onde o transportador faz o “trabalho de formiguinha” indo a vários endereços realizar a entrega. Em vez disso, deposita-se uma quantidade maior de encomendas em um único endereço. Tanto o lojista, quanto o transportador e o cliente ganham. 

Vale ressaltar também que com os pontos os armários inteligentes, o consumidor não precisa ficar esperando ou preocupado que a transportadora chegue no endereço e não encontre ninguém. Com seu produto armazenado no locker, ele consegue retirar no horário mais cômodo.

Conexão em função da experiência de compra

Ter a loja física conectada com a loja virtual permite essas facilidades para o comprador, como por exemplo, visitar a loja e comprar online, tendo a certeza de que o produto serve. Comprar o produto e realizar a retirada, como fora mencionado, além de realizar as trocas presencialmente.

O fato é que a evolução do mercado, tanto das lojas virtuais, quanto da logística para e-commerce, tem acontecido em função da experiência de compra, é o ideal, é o que precisa ser feito. Afinal, o consumidor é o protagonista disso tudo.

Líder de marketing e autor no blog da Frete Rápido, especialista em e-commerce e pós-graduado em marketing estratégico digital. A Frete Rápido é o primeiro HUB de transporte digital da América Latina, conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C, como indústria e-commerce e varejo, a transportadoras para que façam negócio entre si. Além disso, automatiza os processos da Pré-venda, Pós-venda, Gestão e Tracking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frete Rápido utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao usar o site você concorda com nossa Política de Privacidade.