Integração VTEX

Links úteis:


Configuração

  1. Para iniciar, precisamos que você configure o App-key e o App-token na sua loja VTEX de acordo com este breve tutorial explicativo: https://help.vtex.com/pt/tutorial/criar-appkey-e-apptoken-para-autenticar-integracoes;
  2. Guarde o App-key e App-token gerados, para que sejam utilizados nos passos seguintes;
  3. Habilite os módulos OMS e Logistics (com permissões “Admin”);
  4. Acesse o Painel Frete Rápido para configurar a integração;
  5. No menu lateral, acesse a opção Integrações;
cotar frete, cotações de frete vtex
  1. Na tela que abrirá, no bloco da integração VTEX, clique no botão “Configurar”;
integrações de frete, calculo de frete vtex
  1. Na tela seguinte que se abrirá, você verá o cadastro de cada loja VTEX. Se você possuir mais de uma loja VTEX, é possível configurar todas elas na mesma conta Frete Rápido. Para incluir uma nova loja, clique no botão “Adicionar Conta”.
tabela de frete vtex, cotação de frete vtex
  • Nome da conta: O mesmo Nome da Conta em sua loja VTEX (conforme imagem abaixo).
integração vtex, transportadora para ecommerce vtex

Formulário de edição da conta na sua loja VTEX

  • Status da integração: Permite habilitar ou desabilitar a integração. Por padrão estará Habilitada.

  • Usuário: App-Token que você gerou no painel VTEX.

  • Senha: App-Key que você gerou no painel VTEX.

  • Data de início: Data e hora inicial que será considerado para acessar os pedidos faturados na VTEX.

  • Habilitar contratação automática de fretes: Permite habilitar ou desabilitar a contratação automática de pedidos. O sistema irá baixar os pedidos com status “Faturados” (com devidos dados de NF) para contratar seus respectivos fretes com base no critério selecionado:

    • Menor preço
    • Menor prazo
    • Mesma transportadora do pedido transportadora para e-commerce, automação logística
  • Com a Contratação automática habilitada, os pedidos da sua loja vão começar a ser baixados e terão seus fretes contratados automaticamente, de acordo com o filtro que você escolher.

    • A contratação automática é executada a cada 30 minutos. Capturando os pedidos que tiveram seus status como Faturados na VTEX na última hora.
    • Após esse período, você conseguirá visualizar o respectivo frete na opção “Fretes” no Painel Frete Rápido.
  • Esta opção de Contratação automática é de sua preferência caso deseje que os pedidos com status “Faturado” em sua loja tenham seus fretes contratados automaticamente.

  • Com a Contratação automática habilitada, o robô da Frete Rápido irá passar na sua integração de tempos em tempos e irá conferir se há novos pedidos com status “Faturado”. Caso sim, irá baixá-los e tentar realizar a contratação de frete com base na regra que você definir. Caso o frete não seja contratado, será apresentado na “Fila de contratação” o motivo da “Não contratação”.

  • Para o primeiro teste, sugerimos fazer de forma manual para conferir todas as etapas e abas do sistema. Basta seguir o próximo tópico Listagem de Pedidos.

Atenção!

Para acontecer a Contratação automática com a opção Mesma transportadora do pedido é necessário que a Integração Logística no painel VTEX tenha o mesmo Nome Fantasia da transportadora cadastrado na Frete Rápido. Do contrário, não será possível contratar a mesma transportadora.

Atenção!

A Frete Rápido enxerga e importa os pedidos que estiverem com os status "Faturado", até o horário atual (horário de Brasília).

Em alguns casos, a VTEX registra os status dos pedidos com data e hora futura (diferente do horário de Brasília), fazendo com que sejam importados para a Frete Rápido após essa diferença e não no exato momento que tiveram atualização. Verifique as configurações de horário na plataforma VTEX.


Listagem de pedidos

  • Na página “Listagem de pedidos” é possível importar e visualizar os pedidos que o Frete Rápido teve acesso na sua loja.
cotação de frete, cotar frete vtex

Nessa página temos algumas funcionalidades, sendo:

gateway de frete vtex, gateway de frete
  1. Importar Pedidos: permite baixar novos pedidos faturados da sua loja;
  2. Pedido: lista de pedidos que o sistema baixou e estão aguardando contratação de frete;
  3. Contratar: ação para contratar fretes dos pedidos que selecionou na lista de pedidos;
  4. Filtrar pedidos: permite filtrar os pedidos com base nos campos de pesquisa configurados;
  5. Fila de contratação: permite visualizar a lista de pedidos com seus fretes contratados. Essa lista é alimentada após marcar o pedido para contratação pelo botão “Contratar”;
  6. Configurar integração: atalho para acessar a página de configuração da integração.

Fila de contratação

Na página “Fila de Contratação” é possível visualizar a lista de pedidos que você escolheu para serem contratados na Frete Rápido, apresentando se o pedido teve ou não um frete contratado.

transportadoras ecommerce, frete e-commerce vtex integração de frete, frete para ecommerce vtex
  1. Seção de pesquisa: permite aplicar critérios de pesquisa para apresentar os pedidos;
  2. ID do Frete: permite visualizar que um pedido teve o seu frete contratado, sendo este o identificador na plataforma Frete Rápido;
  3. Status: marcação de status da contratação de frete para o pedido;
  4. Regra: regra escolhida para contratação de frete do pedido;
  5. Observação: razão pela qual o pedido não teve o frete contratado, em casos de exceção;
  6. Retornar: permite retornar o pedido para a “Fila de Contratação”, para nova tentativa de contratação.

Ao detalhar um pedido (clicar no número do pedido) é possível editar/corrigir dados relevantes dos volumes, quando o pedido não tiver um frete contratado, tais como:

  • Peso total
  • Altura
  • Largura
  • Comprimento
gateway frete vtex, contratar frete e-commerce

Atenção!

A Frete Rápido irá realizar cotações de frete para os pedidos com base nas informações que você configurou na integração e conforme as informações dos pedidos que são disponibilizados.

Nós não nos responsabilizamos por eventuais dados inconsistentes que possam ser recebidos por nós através da integração, tais como: peso do produto fora da realidade, dimensões erradas, quantidade de itens errada, dados faltantes, etc...

Lembre-se: a Fila de Contratação deve ser monitorada por você constantemente para observar as razões pelas quais os fretes não estão sendo contratados para os seus pedidos e corrigi-los.

Para haver a contratação certa de fretes para os pedidos, certifique-se que os dados estejam corretos antes e durante a importação dos pedidos na Frete Rápido. Toda configuração do módulo e manuseio dos pedidos é de responsabilidade do embarcador.


Considerações finais:

Copyright © - Frete Rápido Desenvolvimento de Tecnologia Logística S/A